NOTÍCIAS

Domicílio Judicial Eletrônico: atenção para o prazo de cadastramento

As empresas que não realizarem o cadastro voluntariamente serão incluídas no DJE de forma compulsória, a partir de dados da Receita Federal


Vence no dia 30 de maio (quinta-feira) o prazo para que as empresas se cadastrem voluntariamente no Domicílio Judicial Eletrônico (DJE), ferramenta implementada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na esteira dos esforços de modernização dos meios de comunicação nos processos em andamento em todos os Tribunais brasileiros, de forma a otimizar a comunicação e garantir maior economia e celeridade ao sistema de justiça.


O cadastro no DJE é obrigatório para empresas privadas ou públicas, exceto as microempresas e as empresas de pequeno porte que possuírem endereço eletrônico cadastrado no na Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).


As empresas que não estão cadastradas na Redesim também devem fazer o cadastro.


Contudo, recomendamos que as microempresas e as empresas de pequeno porte já cadastradas na Redesim também promovam o cadastramento junto ao DJE, a fim de garantir que as comunicações sejam enviadas a um endereço eletrônico válido.


Para as pessoas físicas o cadastro no DJE é facultativo, mas pode ser realizado se assim for do interesse.


As empresas que não realizarem o cadastro voluntariamente serão incluídas no DJE de forma compulsória, a partir de dados da Receita Federal. É um cenário que expõe a empresa a riscos, na medida em que as comunicações poderão ser enviadas para um endereço eletrônico desatualizado, acarretando perda de prazo e imposição de penalidades processuais.


A não ciência das citações e intimações por esse sistema só será aceita pela Justiça diante de válida e relevante justificativa.


Como fazer o cadastro?


O cadastro deverá ser realizado acessando-se o site https://domicilio-eletronico.pdpj.jus.br. Nele poderá ser atribuído acesso a perfis de administrador, gestor de cadastro e preposto. Especial atenção deve ser dada ao endereço de e-mail a ser informado, pois será através dele que a empresa será notificada.


O acesso, consulta e gerenciamento da plataforma deve ser regular, ao que orientamos a adoção de uma rotina diária de consultas para verificação da caixa postal e conferência do recebimento de citações judiciais. A propósito, orientamos que isso se dê diretamente na plataforma do DJE e não somente em consulta à conta de e-mail informado, de modo a evitar que eventual comunicação seja classificada como lixo eletrônico (spam).


Deve-se ter, também, muita atenção quando do recebimento das comunicações processuais pela plataforma, pelo que recomendamos que a abertura e/ou acesso seja realizado no primeiro dia possível após o recebimento. A “não abertura” ocasionará o cancelamento da citação/intimação e acarretará multa de 5% sobre o valor atribuído à causa.


Vale ressaltar que o acesso, consulta e gerenciamento da plataforma DJE é de responsabilidade exclusiva da empresa, a quem compete direcionar as comunicações para os profissionais jurídicos de sua confiança o quanto antes, a fim de que sejam respeitados os prazos legais.


Trata-se, em suma, de uma nova realidade para a qual as empresas precisam estar devidamente preparadas e capacitadas.


Anderson Ramos Augusto

Advogado (OAB/SC 23.313), Superintendente Jurídico da FCDL/SC e Gerente Jurídico da CDL de Florianópolis; processualista civil com área de concentração no Direito do Consumidor.

e-mail: anderson.augusto@fcdl-sc.org.br


Fonte: FCDL SC

Disponível em: https://www.fcdl-sc.org.br/informativo-juridico/domicilio-judicial-eletronico-atencao-para-o-prazo-de-cadastramento/

Compartilhe

Mais Notícias

Por CDL Lages 29 de abril de 2025
Orientação para o feriado de 1º de maio – dia do trabalhador
Por CDL Lages 28 de abril de 2025
Vitrine Vendedora: Estratégia na Prática
Por CDL Lages 25 de abril de 2025
Lages Fashion Day transforma o Mercado Público em passarela de estilo e emoção
Por CDL Lages 25 de abril de 2025
CDL Lages promove treinamento gratuito para garçons e garçonetes
Por CDL Lages 25 de abril de 2025
Núcleo de gastronomia é apresentado para os associados da CDL Taió
Por CDL Lages 22 de abril de 2025
Reunião da CDL Lages com participação da Secretaria Municipal de Turismo
Por CDL Lages 17 de abril de 2025
Empresariado lageano participa de reunião com a Prefeita Carmen Zanotto para debater nova proposta da Festa Nacional do Pinhão
Por CDL Lages 16 de abril de 2025
CDL Lages é ponto de coleta da campanha do agasalho
Por CDL Lages 16 de abril de 2025
Empreendendo com commodity encontro inspirador da CDL Jovem Lages
Por CDL Lages 11 de abril de 2025
Empreendendo com Commodity: Como transformar um serviço comum em um negócio único
VER MAIS NOTÍCIAS