Árvore dos Desejos: já foram recebidas mais de mil cartas

Publicado em 17/12/2015

Quem passa pela praça Vidal Ramos Sênior (praça do Terminal) se depara com quatro Papais Noéis gigantes e um boneco de neve em frente à Casinha das Ajudantes em assessoria, ao lado da Árvore dos Desejos, um dos atrativos do Natal Felicidade. A Árvore é uma iniciativa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), entidade apoiadora do evento. Estão sendo recebidas cartinhas de crianças e famílias economicamente carentes desde o dia 7 de dezembro.

Até esta terça-feira (15) havia 529 cartas cadastradas de um total de mil recebidas, com a adoção de 175, por enquanto. A média de adotantes que visitam a casa diariamente é de nove a dez pessoas; aos sábados o número dobra. A novidade deste ano é uma casinha alaranjada com duas ajudantes que auxiliam no recolhimento, cadastro e distribuição das cartas.

Uma das preocupações diz respeito ao fato de que há vezes em que o adotante recolhe uma carta, porém, não tem condições de atender aquele pedido específico, pois há solicitações de itens de alto valor, como aparelhos de celular, tablets, videogames e bicicletas. “A ideia é que nenhuma das crianças ou famílias fique sem seu presente. Orientamos que se possa ajudar com outra coisa. Muitas pessoas pedem cesta básica, bolo, refrigerante, uma ceia de Natal”, explica o diretor executivo da CDL, Jhonathan Roberto da Silva.

O diferencial deste projeto é que os adotantes se deslocam até a casa de quem escreveu a carta, conhecendo sua realidade, humanizando a ação. Caso prefira que a CDL encaminhe o presente, este deve ser entregue até o dia 21, na entidade, na rua Coronel Córdova, ao lado do Terminal. Ajuda na logística de entrega é uma das necessidades da CDL a possíveis voluntários. Quem tiver interesse deverá entrar em contato pelo telefone 3221-7028 e falar com Juliana. Doações de lojistas e da comunidade, a exemplo de brinquedos e roupas em boas condições, e alimentos, poderão ser remanejadas para as cartas que não sejam adotadas.

Triagem

Todas as cartas deixadas na casinha laranja são cadastradas para evitar a repetição de pedidos e fazer com que a CDL tenha um controle do que está sendo atendido e do que ainda falta. A escolha pelo adotante pode se dar de acordo com o presente pedido. Por exemplo, uma pessoa que tenha uma bicicleta poderá solicitar carta que conste esse pedido. A carta com o pedido de Natal deve ser entregue às ajudantes do Papai Noel na casinha das 9h às 21h e devem constar nome completo, endereço e telefone.

Namorados solidários

O casal Willian Silva da Cruz, 22 anos, do bairro Copacabana, e Hilda Nascimento de Souza, 21, do Petrópolis, decidiu participar. “Todos estão falando em crise e muita gente está desempregada. Quando temos um pouquinho mais que o outro não custa ajudar. Há dois meses planejamentos colaborar com a campanha, conhecer uma família, abraçar as crianças”, comentam. Ela escolheu uma carta em que é pedido uma cesta básica de alimentos para uma família de cinco irmãos, no Jardim Panorâmico, e ele, uma em que são solicitados bonecos do Homem de Ferro para dois irmãos, de 8 e 5 anos, do bairro Várzea.

Legenda: A Casinha das Ajudantes de Papai Noel está localizada na praça do Terminal, onde devem ser entregues os pedidos (Foto: Sandro Scheuermann)