Governo do Estado decreta fechamento de atividades não essenciais durante o fim de semana

Publicado em 26/02/2021

O Governo do Estado anunciou novo decreto nesta quinta-feira, 25, suspendendo o funcionamento de serviços não essenciais das 23h desta sexta-feira, 26 de fevereiro, até as 06h de segunda-feira, 1º de março. A decisão é mais uma medida do Executivo estadual para reforçar o enfrentamento ao coronavírus em um momento de agravamento da situação sanitária em Santa Catarina. O texto, que será publicado no Diário Oficial do Estado na sexta-feira, 26, prevê ainda a reedição das medidas com fechamento de atividades não essenciais no próximo fim de semana, entre as 23h de 5 de março e 06h de 8 de março.

O governador Carlos Moisés destacou os esforços contínuos das equipes de Estado desde o início da pandemia em ampliar a capacidade da rede hospitalar, garantir a distribuição de vacinas e assegurar a fiscalização das atividades.

A decisão foi tomada após reunião na noite desta quinta-feira com membros do Grupo Gestor do Estado, que engloba a Casa Civil, Secretaria de Estado da Administração, Secretaria de Estado da Fazenda e Procuradoria Geral do Estado, além do Gabinete do Governador. A decisão foi compartilhada com os prefeitos das maiores cidades de Santa Catarina. Os serviços considerados essenciais estão definidos no Decreto 562/ 2020.

>> SERVIÇOS ESSENCIAIS

Os serviços considerados essenciais estão listados em um decreto anterior, o 562/2020. O transporte coletivo, por exemplo, não está entre eles. Os principais serviços essenciais são:

• Assistência à saúde, incluídos os serviços médicos e hospitalares;

• assistência social e atendimento à população em estado de vulnerabilidade;

• atividades de segurança pública e privada, incluídas a vigilância, a guarda e a custódia de presos;

• atividades de defesa civil;

• transporte de passageiros por táxi ou aplicativo;

• telecomunicações e internet;

• captação, tratamento e distribuição de água;

• captação e tratamento de esgoto e lixo;

• geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, além de produção, transporte e distribuição de gás natural;

• iluminação pública;

• produção, distribuição, comercialização e entrega de produtos de saúde, higiene, alimentos e bebidas;

• serviços funerários;

• vigilância e certificações sanitárias e fitossanitárias;

• prevenção, controle e erradicação de pragas dos vegetais e de doenças dos animais;

• inspeção de alimentos, produtos e derivados de origem animal e vegetal;

• controle de tráfego aéreo, aquático ou terrestre;

• compensação bancária, redes de cartões de crédito e débito, caixas bancários eletrônicos e outros serviços não presenciais de instituições financeiras;

• correios;

• transporte e entrega de cargas em geral;

• serviços relacionados à tecnologia da informação e de processamento de dados (data center);

• fiscalização tributária e aduaneira;

• fiscalização ambiental;

• monitoramento de construções e barragens que possam acarretar risco à segurança;

• mercado de capitais e seguros;

• atividades de advogados e contadores que não puderem ser prestadas por meio de trabalho remoto;

• imprensa;

• fretamento para transporte de funcionários das empresas e indústrias cuja atividade esteja autorizada;

• tele-entrega (delivery) de alimentos;

• transporte de profissionais da saúde assim como de profissionais da coleta de lixo;

• agropecuárias;

• manutenção de elevadores;

• atividades industriais;

• oficinas mecânicas;

• serviços de guincho;

• unidades de atendimento do Sistema Nacional de Emprego (Sine).

Fontes: http://www.folhadaserra2.com.br/