Arquiteto lageano participa da exposição Janelas Casacor em Florianópolis

Publicado em 19/11/2020

O lageano, arquiteto e urbanista, Michael Zanghelini, participa pela segunda vez da exposição Janelas Casacor, evento reconhecido como a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas.

Desta vez, Michael, apresenta o projeto “Casa Freijó”, um ambiente que exalta a cultura e ancestralidade serrana através dos objetos cheios de memórias afetivas, uso de materiais naturais com ênfase na arquitetura da madeira e arte contemporânea local.

O arquiteto é o único expositor da Grande Florianópolis nesta mostra que percorre várias cidades do Estado. Em formato físico e digital, a exposição pode ser visitada presencialmente até 8 de dezembro no Continente Shopping, na Grande Florianópolis, ou através do Tour 3D no site janelascasacor.com , onde também pode ser baixado gratuitamente o Guia Digital.

A Casa Freijó se apresenta como um espaço pensado para o convívio, o relaxamento e o conforto: “É para estar e receber os amigos num local agradável, de maneira despojada, sem abrir mão dos materiais nobres. Foi projetada para os dias de desaceleração”, comenta Michael.

Segundo ele, a escolha do tema foi embasada sobre como a pandemia do novo coronavírus proporcionou um retorno ao lar para muitas pessoas. Também retratou sua memória afetiva. Sendo uma construção de madeira, o projeto tem forma contemporânea, valorizando elementos que fazem parte da cultura serrana.

“A ideia, é mostrar que os materiais que não são tão valorizados pelos lageanos, pode ter destaque na mostra desse porte, em vez de copiar projetos, técnicas e usos de materiais de outras regiões”, comenta.

Em sua primeira participação, Michael apresentou seu trabalho “Quarto Entre Fases”, um dormitório que falava sobre o empoderamento feminino. “Fez muito sucesso, e levei o pessoal da câmara de decoração para fazer um tour no projeto e conhecer as empresas que fornecem produtos e materiais. Minha ênfase é na valorização da essência e uso dos materiais regionais. Minha ideia é trazer a luz potenciais que estão guardados, mas que podem se destacar muito no mercado se forem bem explorados”, conclui.

O diretor-executivo da Câmara de Dirigente Lojista de Lages (CDL) Jhonathan R. Silva, incentiva e parabeniza o trabalho do lageano. “Esse ano a câmara de decoração da CDL realizou um projeto com Michael, porém devido à pandemia do novo coronavírus não foi possível concretizar. A CDL de Lages agradece essa parceria e espera em um futuro próximo realizar novos projetos", comenta.

>> Sobre a Casacor

Sobre a CASACOR Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. O evento reúne, anualmente, renomados arquitetos, decoradores e paisagistas.

Confira mais informações no site:

CASACOR

Crédito Imagens: Fernando Willadino/Divulgação