(49) 3221-7007
cdl@cdlages.com.br

INÍCIO / NOTÍCIAS

Pandemia aumentou os gastos de 42% dos brasileiros, diz CNDL e Offer Wise

Publicado em 27/08/2020
Noticias

Os novos hábitos e costumes ocasionados pela pandemia da Covid-19 mudaram a rotina de grande parte da população. Para a maioria dos brasileiros, a pandemia impactou negativamente o orçamento familiar. É o que mostra pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com a Offer Wise. No estudo, 42% dos brasileiros afirmam que a pandemia aumentou o seu nível de gastos.
 
De acordo com os entrevistados, os principais motivos para o aumento das despesas são os gastos com supermercado (68%), o aumento de preços de produtos e serviços (49%) e o aumento nos gastos com contas básicas, já que 47% deles têm passado mais tempo em casa. “O IPCA, índice de inflação oficial do país, mostrou alta de 0,36% em julho, influenciado principalmente pelo aumento dos preços da gasolina nos transportes, da energia elétrica no grupo de habitação e do aumento dos artigos de tv, som e informática nos artigos de residência”, destaca o presidente da CNDL, José César da Costa.
 
Em comparação ao período anterior ao coronavírus, o valor despendido com supermercado (55%) e alimentação delivery (39%) aumentou para a maioria dos entrevistados. Por outro lado, a maioria diminuiu as despesas com vestuário (63%), serviços de beleza (53%), artigos para atividade física (48%) e eletrodomésticos (45%). Desembolso com medicamentos (48%) e jogos e itens para lazer (39%) não se alteraram para a maioria.
 
Entre os que tiveram redução dos gastos totais no período, 46% tiveram diminuição da renda, 41% estão inseguros com relação a quanto tempo a pandemia vai durar, e 32% tiveram menos despesas com lazer.
 
O presidente da CNDL destaca que a nova rotina dos brasileiros mudou os hábitos de consumo da população e isso se reflete na fatura do fim do mês.
 
“A pandemia pegou todos de surpresa. A rotina teve que se adaptar ao distanciamento seguro, milhões de empresas tiveram que se ajustar ao home office, escolas foram fechadas, assim como comércio e restaurantes. Tudo gerou uma verdadeira transformação no consumo da população. Enquanto as despesas da casa aumentaram, aquelas que eram feitas no comércio e lazer diminuíram”, afirma Costa.
 
 
Compras online aumentaram na pandemia
A pandemia também trouxe algumas mudanças nos canais de compra utilizados pelos consumidores. Nesse sentido, ainda que a maior parte dos entrevistados afirme ter feito a maioria de suas compras durante os meses de abril, maio e junho de forma offline (82%), principalmente nos supermercados (67%), uma parte relevante (47%) comprou por meio de canais online, principalmente em sites e lojas virtuais (32%). A pesquisa também mostra o fortalecimento das redes sociais como canais de compra, seja o Whatsapp (11%), Facebook (5%) ou Instagram (5%).
 
“A pesquisa confirma a tendência do aumento das compras online que já vinha ocorrendo, mas que foi catalisada pelo isolamento social. Os empresários, que sempre venderam mais em suas lojas físicas, já veem acompanhando essas mudanças e vão se adaptar aos novos hábitos do consumidor”, diz José César, que lembra que as redes sociais souberam aproveitar o momento. “As redes sociais foram hábeis em transformar suas plataformas em canais de venda, um movimento natural em um cenário cada vez mais propício à digitalização do comércio”, afirma Costa. 
 
Metodologia 
Público alvo: Consumidores das 27 capitais brasileiras, homens e mulheres, com idade igual ou maior a 18 anos, de todas as classes econômicas (excluindo analfabetos) e que pretendiam realizar compras para o Dia dos Pais deste ano.
Método de coleta: pesquisa realizada pela web e pós-ponderada por sexo, idade, estado, renda e escolaridade.
Tamanho amostral da Pesquisa: 1.006 casos em um primeiro levantamento para identificar o percentual de pessoas com intenção de comprar presentes para o Dia dos Pais. Em seguida, continuaram a responder o questionário 610 casos, somente com os que tinham a intenção de compra. Resultando, respectivamente, em margem de erro no geral de 3,1 p. p. e 4,0 p. p. para um intervalo de confiança a 95%.
Período da coleta dos dados: 09 a 15 de Julho de 2020. 
 
Sobre a CNDL – Criada em 1960, a CNDL é formada por Federações de Câmaras de Dirigentes Lojistas nos estados (FCDLs), Câmaras de Dirigentes Lojistas nos municípios (CDLs), SPC Brasil e CDL Jovem, entidades que, em conjunto, compõem o Sistema CNDL. É a principal rede representativa do varejo no país e tem como missão a defesa e o fortalecimento da livre iniciativa. Atua institucionalmente em nome de 500 mil empresas, que juntas representam mais de 5% do PIB brasileiro, geram 4,6 milhões de empregos e movimentam R$ 340 bilhões por ano.

 

Informações à Imprensa
Marina Barbosa - (61) 9 8340 0257
marina.barbosa@cndl.org.br


Confira a galeria de fotos




Últimas Notícias

Noticias

LGPD entra em vigor nesta sexta-feira (18)

Maioria das micro e pequenas empresas não está em conformidade com o que preconiza a nova legislação
Ver notícia completa [+]
Noticias

Dezenove pessoas foram contempladas no primeiro sorteio da campanha Festival de Prêmios 2020 promovida pela CDL Lages, nesta segunda (31)

Os consumidores participantes da promoção, concorreram a 10 vales-compras de R$500 além deles, os vendedores indicados nos cupons premiados também são presenteados, totalizando dezenove pessoas contempladas.
Ver notícia completa [+]
Noticias

Pandemia aumentou os gastos de 42% dos brasileiros, diz CNDL e Offer Wise

Gastos com supermercados e aumento dos preços dos produtos e serviços foram os principais motivos citados pelos entrevistados
Ver notícia completa [+]
Noticias

86% dos brasileiros com internet compraram online durante a pandemia

Em tempos de coronavírus, o e-commerce está mudando o comportamento do consumidor: 86% dos brasileiros conectados à internet realizaram compras durante a pandemia, segundo o relatório Setores do E-commerce no Brasil, realizado pela Conversion, consultoria especializada em marketing e comércio eletrônico.
Ver notícia completa [+]
Noticias

Aplicativo O Delivery chega em Lages para fortalecer o setor gastronômico

Projetado pela Orion Parque, em parceria com a CDL Lages, a plataforma oferece diferenciais atrativos, como menor taxa e capacitações aos estabelecimentos e entregadores
Ver notícia completa [+]

SOBRE A CDL LAGES


Conheça o histórico da CDL de Lages, sua missão, visão e valores. Veja quem são seus Diretores e colaboradores.

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE LAGES


Endereço: Rua Coronel Córdova, 332
CEP: 88502-200

E-mail: cdl@cdlages.com.br
Fone: (49) 3221-7007
Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: 4Pix Web Solutions