Festival Gastronômico de Lages tem pratos a R$ 19,90 e foco no delivery

Publicado em 23/07/2020

As delícias da cozinha serrana, como o queijo, o pinhão e o mel da bracatinga custam até R$ 19,90 e acompanham embalagens especiais no delivery, que dão brindes aos consumidores. Tudo para ajudar a recuperação dos negócios locais e conquistar novos clientes.

A edição 2020 conta com 53 restaurantes, e se consolida como um dos maiores festivais gastronômicos de Santa Catarina. Organizado pelo Núcleo de Gastronomia, da CDL, e pela Associação Empresarial de Lages, o festival começou na segunda-feira (20) e vai até dia 10 de agosto. Para participar é preciso criar um prato com produtos da região serrana.

A intenção é, sem dúvida, trazer novas experiências gastronômicas. São 53 pratos inéditos, como os Nachos de paçoca de pinhão, o Ravióli de cogumelos, Creme de pinhão Cajuvá, o Hambúrguer com farofa de bacon e mel e o bolo Red Velvet com mirtilo, amora e morango. Os preços são fixos R$ 19,90, R$ 29,90 e R$39,90. Neste ano ele chega em um momento importante para o setor, principalmente por ajudar a fomentar os estabelecimentos durante a pandemia.

“Ele tem como objetivo um retorno financeiro principalmente para os estabelecimentos, restaurantes que nesse momento de Covid e Pandemia, é um dos setores que mais está tendo dificuldade com retoma e atendimento limitado”, explicou o organizador do festival, Ruan Rangel.

Veridiana Faversani Lorenzetti é colaboradora de um dos restaurantes que estão participando, segundo ela, essa é uma oportunidade de mostrar o trabalho que eles desempenham na cozinha e fidelizar clientes.

“O nosso olhar nesse momento é que a gente possa oferecer um prato de qualidade, com um preço acessível para que a gente possa conquistar novos clientes”, afirma.

Uma das cafeterias participantes diz que o festival já tem trazido bons resultados.

“Economicamente ele já está impactando. Em dois dias já vendemos mais de 50 combos no nosso prato, Cheesecake de morango, mirtillo e rosca de coalhada com mel, com café expresso”, diz o proprietário da cafeteria, Rodrigo Duarte Maciel.

Para quem está participando desde a primeira edição, é uma oportunidade de valorizar os produtos da região e por consequência ajudar os produtores locais.

“Eu acredito que é uma forma de fomentar a nossa economia, mas principalmente os nossos produtos. A gente tem que valorizar cada vez mais nossos produtos e com o festival a gente consegue isso. Então uma vez por ano a gente tem esse compromisso de trabalhar com a nossa matéria prima, incentivando nossos produtores locais”, comentou um dos participantes, Dmitri Vaz Arruda, proprietário de uma Hambúrgueria.

Pratos são entregues em casa

Uma das novidades desta edição é que todos os estabelecimentos estão trabalhando com delivery ou take away. Para isso um aplicativo foi desenvolvido no Centro Tecnológico Parque Orion, em Lages. Chamado de “O delivery”, o aplicativo tem auxiliado nas vendas online dos estabelecimentos.

É uma vitrine de vendas para os restaurantes, sem ter que fazer investimentos para operação iniciar com vendas online. A chegada do “O delivery” fomenta o mercado, aumenta as vendas dos estabelecimentos e promove as marcas da cidade, comenta o organizador do festival, Ruan Rangel.

Para isso foram criadas embalagens especiais para a entrega.

Os clientes participantes podem, além de saborear os pratos, juntando selos de fidelização ganham brindes especiais, que esse ano são taças colecionáveis”, comenta o organizador.

Materia: Eduarda Demeneck
Foto: Festival Sabores de Lages