Biodiversidade é tema de projetos nas escolas municipais

Publicado em 06/12/2019

Mais de 4 mil alunos das escolas municipais de Lages participaram do concurso do Recicla CDL na Escola em 2019. Projeto que promove a educação ambiental através de personagens infantis da Liga Sustentável e do concurso que envolve redação e desenho.

Neste ano a missão da FCDL/SC com apoio das CDLs foi desenvolver trabalhos em cima do tema “O que você pode fazer em defesa da biodiversidade?”. Todos os alunos do ensino fundamental puderam participar, os do 1° ao 5° ano na categoria desenho e os do 6° ao 9° ano, em redação.

O concurso tem dois níveis de premiação, fase municipal, sendo escolhido um representante para o desenho e um para redação, que ganharão um kit contendo mochila personalizada e material escolar, e fase estadual, onde serão destacados os cinco melhores trabalhos de cada modalidade, com premiação de um tablet.

A escolha dos vencedores na fase municipal, acontece na própria CDL. Segundo o Presidente da CDL Lages, Marcos Tortelli a cada ano a seleção fica mais difícil. “As crianças e professores estão cada vez mais empenhadas no projeto. Além de participarem do concurso, também desenvolvem ações junto à comunidade” diz ele.

Kits escolares são entregues aos alunos

Na última quinta-feira (5), o Presidente da CDL Lages Marcos Tortelli, o Diretor Executivo da CDL Lages, Jhonathan Roberto, a Vice-Presidente Social da CDL Lages Naide Nath Oliveira, o Vice-Prefeito de Lages, Juliano Polese e a Secretária da Educação de Lages, Ivana Michaltchuk, realizaram a entrega das premiações aos vencedores do concurso.

Na categoria redação, a vencedora foi a aluna Maria Eduarda Straubel do Nascimento, do 7° ano da EMEB Suzana Albino França. Na redação ela destacou “Você aí que pensa que um papelzinho de bala, uma bituca de cigarro ou um canudo que você joga fora, não afeta o meio ambiente, está muito enganado”.

Com apoio da professora, Fabiane Tripoli Venção, as crianças realizaram outros trabalhos além do solicitado pelo concurso. Em sala foram abordadas leituras e discussões dos textos da cartilha, além de vídeos e filmes com temas como fauna e biodiversidade, além de aspectos culturais, reciclagem e meio ambiente.

Na escola foi adotada uma boa prática de conscientização em defesa da biodiversidade. “Depois do embasamento teórico, fizemos rodas de conversa para reflexão dos problemas e das possíveis soluções” comentou a professora.

Na categoria desenho, o aluno vencedor foi Enzo Davi Castelo Branco, do 4° ano da EMEB Prof. Osni de Medeiros Régis. Quem deu total apoio ao projeto foi a professora Juliana Schmidt Ferreira, com abordagens como consumo consciente, reciclagem, sustentabilidade e confecções de objetos com materiais recicláveis.

Além disso, a escola esteve reunida em uma manifestação em defesa da biodiversidade, a caminhada ecológica, reuniu todos os alunos da escola.  “As queimadas fazem parte da cultura da nossa região, com as aulas e explicações os alunos puderam entender que elas trazem prejuízo ao meio ambiente. Acredito que com esse entendimento, eles como futura geração, não usarão as queimadas” disse a professora Juliana.