Bloco X: Impacto financeiro para empresários catarinenses

Publicado em 12/11/2019

A exigência do Bloco X em Santa Catarina é um tema de extrema importância para os varejistas catarinenses. De modo geral, o programa tem como objetivo enviar para a base de dados do SEF/SC os dados obtidos no Programa Aplicativo Fiscal do Emissor de Cupom Fiscal (PAF-ECF). São arquivos gerados de forma automática, que devem ser enviados diariamente, no caso de tributação e venda de mercadorias, e mensalmente para acompanhamento do estoque.

O contribuinte que não se organizar para cumprir essa obrigatoriedade, até o prazo estabelecido por lei, poderá sofrer implicações práticas em seu negócio, incluindo até a impossibilidade de realizar novas vendas.

O Presidente do Sindicato dos Contabilistas da Serra Catarinense – Sindicont, Júlio Machado ressalta o impacto financeiro que a empresa pode sofrer caso não cumpra com os prazos do Bloco X. “A não entrega das informações do Bloco X (redução Z), no período de 10 dias consecutivos, bloqueia a emissão do cupom fiscal. E a não entrega dos arquivos do Bloco X (controle de estoque), durante 10 meses consecutivos também irá bloquear o cupom fiscal, por isso é preciso estar atento” comenta ele.

Segundo Athos Branco, Professor Universitário de Empreendedorismo e Diretor da Softecsul Inovação, além da obrigação fiscal tributária, a falta de gestão do estoque pode trazer vários impactos financeiros negativos para o empreendedor. “O estoque não pode ser um bem “imobilizado”, como uma mesa, ele precisa girar, estar vivo” diz ele.

O fato de ter conhecimento do valor que se tem em estoque, o quanto há de perdas ou roubo em sua empresa, quais das mercadorias tem maior giro e quais as que estão paradas no estoque são informações vitais para o sucesso financeiro do seu negócio.

“Se você não sabe o que tem em estoque, como vai atender bem as necessidades dos seus clientes?” e ainda dá uma dica, “aproveite o início do ano, conte seu estoque não apenas para informar ao Fisco, mas para uma melhor gestão do seu negócio” conclui.

São obrigados a entregar o Bloco X os seguintes estabelecimentos:

Desde 2018: Postos de combustíveis, supermercados e lojas de departamento.

Serão obrigadas a partir de 1° setembro de 2019, farmácias.

15 de janeiro de 2020, lojas de materiais de construção e materiais elétricos.

1° de março 2020 restaurantes, lanchonetes e similares.

1° de junho 2020 as demais empresas.

Evento Gratuito

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Lages – CDL, em parceria com a Softecsul Inovação e Tecnologia e o Sindicato dos Contabilistas da Serra Catarinense – Sindicont, irá promover nesta quarta-feira (13), às 19h15, um evento gratuito sobre o assunto. O intuito é discutir com os empresários locais, as exigências fiscais no controle de estoque e importância de gestão de estoque no lucro de sua empresa.

O que: Impactos nas Mudanças Fiscais

Quando: 13 de novembro