Justiça autoriza demolição do Aristiliano Ramos

Publicado em 30/09/2015

A Justiça autorizou a demolição do prédio que abrigava o Colégio Aristiliano Ramos, situado na praça João Costa, no Centro de Lages. O Ministério Público ainda não foi notificado da decisão do juiz Jaime Machado e cabe recurso. O Ministério Público havia entrado com liminar para impedir a derrubada da estrutura pelo governo do Estado. Sem a demolição, o projeto de revitalização que a prefeitura deseja executar não tem prosseguimento. Agora, em se confirmando a decisão, o Estado demolirá a estrutura e a administração municipal dará prosseguimento ao processo, segundo o secretário de Planejamento, Jorge Raineski.

Conforme Raineski, a decisão abre um novo horizonte. “A administração municipal sempre respeitou a Justiça e aguardava uma definição. Com a decisão do juiz temos um norte”, frisa. “Entendemos que o juiz ouviu, além de acatar o parecer técnico, os anseios da comunidade, que quer um Centro renovado”, diz o secretário.

Como o Ministério Público ainda não foi notificado oficialmente o governo do Estado não pode tomar nenhuma decisão, pois cabe liminar. Somente quando vencidos todos os prazos é que poderá demolir a estrutura. Sendo demolido o prédio, avança o planejamento de revitalizar a área central da cidade. “Quando falamos em história, temos de vê-la como algo amplo, que vai além do físico. Vamos ter um Memorial na praça que manterá a memória do colégio e outras estruturas antigas vivas para conhecimento de todos”, relata.

Projeto

O secretário de Planejamento, Jorge Raineski, o projeto de revitalização do Centro dá lugar a novos equipamentos urbanos. O projeto foi elaborado em parceria com arquitetos de uma empresa de Barcelona, na Espanha. Os fundamentos para a revitalização baseiam-se na atração da população para intensas atividades e festejos na área central, motivando a ideia de ampliação da praça.

A intenção é também beneficiar o comércio local com um centro mais bonito e atrativo, amenizar os problemas de mobilidade urbana e deterioração do Centro, dar mais espaço para os pedestres, buscando a humanização do local. A praça contaria com equipamentos urbanos como cafés, bancas, sanitários adequados, portal de acesso e um palco permanente para eventos. No projeto consta um jardim contemplativo onde poderão ser abrigados monumentos alusivos a prédios históricos como o próprio Colégio Aristiliano.

Legenda: Na imagem, uma das visitas técnicas e de reconhecimento da situação do prédio (Foto: Arquivo)