(49) 3221-7007
cdl@cdlages.com.br

INÍCIO / NOTÍCIAS

Cássio Taniguchi: “A cidade é para as pessoas”

Publicado em 29/09/2015
Noticias

O superintendente de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis, Cássio Taniguchi, ex-prefeito de Curitiba, ministrou palestra em Lages, nesta segunda-feira (28), atendendo convite do prefeito Toni Duarte e do presidente da Câmara de Vereadores, Adilson Appolinário. O evento foi realizado no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). “Estivemos em Florianópolis no mês de maio, quando convidamos o Cássio Taniguchi para dar uma palestra, tendo em vista que estamos criando o Instituto de Pesquisa e Planejamento Territorial de Lages. O Cássio foi convidado pela sua grande experiência em urbanismo e sua palestra será de grande valia, especialmente para a equipe que está à frente da elaboração do projeto de criação desse importante instituto”, disse o prefeito.

Segundo Toni Duarte, em breve o Projeto de Lei do Ipplan será enviado à Câmara de Vereadores de Lages. “A cidade de Lages está crescendo e o planejamento urbano deve ser melhorado”, disse.

 

Palestra

 

Cássio Taniguchi falou para um público formado basicamente por engenheiros, arquitetos e acadêmicos e também para os membros da comissão que trabalha no projeto de lei de criação do novo instituto, comissão esta formada por 24 entidades. Mobilidade e Planejamento Urbano foi o tema da palestra.

Cássiou focou no exemplo da cidade de Curitiba, considerada hoje uma das cidades mais bem planejadas do mundo, principalmente no que se refere à mobilidade urbana e ao desenvolvimento sustentável.

Segundo Cássio, os gestores públicos devem dar condições de acessibilidade aos cidadãos, pois a cidade é para as pessoas. Esta acessibilidade compreende não apenas a questão da mobilidade urbana, mas também a descentralização dos serviços públicos, a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável, tendo em mente sempre a preservação do meio ambiente. “Tivemos de fazer isso em Curitiba, uma cidade que em uma década, de 1960 a 1970, apresentou crescimento de 68%. O caminho foi então a criação do Plano Diretor da cidade em 1970, e foi a partir daí que a cidade começou realmente a se desenvolver”, falou. “A grande pergunta é: para onde a cidade vai? Isto é, para onde a cidade tem condições de se expandir”, disse, explicando em seguida como funciona o sistema trinário de vias, uso de solos e o transporte de massas.

O uso do solo leva em conta o meio ambiente, já o sistema viário foca a questão do desenvolvimento econômico e o transporte público volta-se para o desenvolvimento social. Tudo isso centrado na “nova ética da convivência”.

Para Cássio Taniguchi, a frase de José Goldenberg sintetiza tudo isso: “O futuro é muito mais uma questão”, ou seja, a cidade deve ser bem planejada e atender e priorizar o bem estar das pessoas que nela vivem em primeiro lugar.

 

Legenda: Equipe que trabalha na criação do Instituto de Pesquisa e Planejamento Territorial de Lages participou do evento. (Fotos: Marcio Avila)




Últimas Notícias

Noticias

Pesquisa aponta que 406 mil pessoas perderam o emprego em Santa Catarina

Na pesquisa, 33,33% dos empresários afirmaram terem demitido ao menos dois funcionários no último mês, um aumento de dez pontos percentuais em relação à última medição.
Ver notícia completa [+]
Noticias

Comércio de Lages autorizado a abrir no feriado de Tiradentes

Os empresários devem seguir as orientações do Decreto de número 17.974, como o horário de funcionamento entre as 8h e 18h.
Ver notícia completa [+]
Noticias

Pesquisa realizada pela ACIL e CDL junto aos seus associados aponta que empresas não estão demitindo mesmo sem estarem faturando

Os resultados da pesquisa servirão para que a ACIL e CDL possam continuar a planejar ações e buscar soluções para que as empresas passem por essa crise com o menor dano possível.
Ver notícia completa [+]
Noticias

Pesquisa: monitorando o impacto do cenário atual nas empresas catarinenses

Ressaltamos que os dados são sigilosos e não serão de forma nenhuma individualizados
Ver notícia completa [+]
Noticias

Municípios recebem nova remessa de álcool 70% líquido

Ao todo foram distribuídos 19 mil litros de álcool liquido
Ver notícia completa [+]

SOBRE A CDL LAGES


Conheça o histórico da CDL de Lages, sua missão, visão e valores. Veja quem são seus Diretores e colaboradores.

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE LAGES


Endereço: Rua Coronel Córdova, 332
CEP: 88502-200

E-mail: cdl@cdlages.com.br
Fone: (49) 3221-7007
Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: 4Pix Web Solutions