Agora é lei: Estabelecimentos devem implantar atendimento preferencial para autistas

Publicado em 22/04/2019

O município de Lages assim como outros municípios de Santa Catarina sancionou a lei que garante atendimento preferencial para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A partir de agora todos os estabelecimentos devem incluir nas placas preferencias o símbolo mundial da conscientização do Transtorno do Espectro Autista do autismo.

A lei número 4.266, de 06 de junho de 2018, garante que pessoas com deficiência, idosos com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo, obesos e autistas, terão atendimento prioritário em todas as instituições e estabelecimentos de atendimento ao público existente no município de Lages. Assegura também o acompanhante da pessoa titular do atendimento prioritário.

O descumprimento da lei acarreta em multa podendo levar a suspenção das atividades por até 30 dias.

O problema pode ser ainda mais sério, quando estimativas apontam que a cada 54 nascimentos no mundo um é autista. Em Lages o Grupo de familiares de pessoas com autismo e outras deficiências, uniram forças para juntos tirarem a lei do papel e fazer valer o direito em prol do bem comum. “Procuramos o poder municipal e mostramos os desafios que um autista enfrenta e agora com a lei aprovada acreditamos que o respeito e principalmente a compreensão da comunidade se torne ainda maior”, explicou Vivian Fatima de Oliveira, coordenadora do grupo.

O que você precisa saber sobre autismo

O que é autismo?

O  autismo  é um problema psiquiátrico que costuma ser identificado na infância, entre 1 ano e meio e 3 anos, embora os sinais iniciais às vezes apareçam já nos primeiros meses de vida. O distúrbio afeta a comunicação e capacidade de aprendizado e adaptação da criança.

o desenvolvimento físico é normal, porém encontra dificuldade para firmar relações sociais ou afetivas e dão mostras de viver em um mundo isolado.

Observe os sinais

– Bebês que evitam o contato visual com a mãe

– Choro ininterrupto

– Apatia