Certificado Digital:  muito além da obrigatoriedade, tecnologia traz facilidades e segurança às transações on-line

Publicado em 23/01/2018

O Certificado Digital  vem aproximando empresários, governo e consumidores e se tornou indispensável em transações comerciais, contratuais e para cumprimento de obrigações com o governo. A tecnologia é obrigatória no Brasil por força de legislação e, em janeiro de 2017, sua exigência foi ampliada às empresas para para a transmissão do eSocial, com o envio ao governo de informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias.

Cada vez mais o ambiente eletrônico vem sendo utilizado para facilitar e agilizar processos diversos, nos mais variados segmentos. Alguns deles tem dado passos importantes como o setor público, através da Receita Federal,  em que as solicitações de isenção de IPI  e IOF para  taxistas, pessoas com deficiência, entre outros grupos, passam a tramitar eletronicamente, o que reduzirá os prazos de decisão e também a burocracia e recepção de processos físicos nos Centros de Atendimento ao Contribuinte.

Ainda, o segmento da saúde tem sido destaque por meio do processamento de dados no meio eletrônico, permitindo a guarda segura de prontuários e até de dados financeiros e fiscais, sistema já implantado nas maiores redes hospitalares do país. Nesse viés, os microempreendedores  (MEI) também saem ganhando com uso do certificado digital, com a garantia jurídica na emissão de notas de serviços e outras necessidades de seus negócios no meio eletrônico, como, por exemplo, movimentação de funcionários.

Outra novidade, facilitada pela certificação digital é o uso da CNH digital já iniciada em 06 (seis) estados brasileiros - e que passa a valer a partir de fevereiro em todo o país -,  em que os condutores poderão utilizar sua carteira digitalmente, através de um aplicativo, bastando transmitir os seus dados ao Departamento Nacional de Trânsito.

O que é o Certificado Digital?

O Certificado Digital é um documento eletrônico que comprova a identidade de pessoas físicas ou jurídicas e assegura as transações online de documentos que necessitam de assinaturas entre as empresas, fornecedores, clientes e parceiros. Em resumo, o certificado digital é identidade digital da pessoa física e/ou jurídica no meio eletrônico. Ele garante autenticidade, confidencialidade, integridade e não repúdio nas operações que são realizadas por meio dele, atribuindo validade jurídica.

A CDL Lages possui o serviço de Certificação Digital com o diferenciais exclusivos de condições financeiras, atendimento e comodidade para emissão do certificado tanto para pessoa física, quanto para a pessoa jurídica.