I Gincana Recicla coletou 63 toneladas de materiais recicláveis

Publicado em 11/12/2017

Quatro mil estudantes de 11 escolas  estiveream mobilizados durante todo este segundo semestre de 2017 na primiera edição da Gincana Recicla que buscou conscientizar o envolvidos sobre a escasses e a degradação sofrida pelo meio ambiente e a necessidade da mdança de atitude. Isto começou com a inclusão da disciplina de  sustentabilidade nas escolas com um conjunto de práticas e conhecimentos que ocorrem dentro do ambiente escolar, mas que deve ultrapassar os muros escolares numa perspectiva de atitude dos estudantes.

Foram  11 unidades escolares participantes: Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) Nicanor Rodrigues Goulart, Belizária Rodrigues, Osni de Medeiros Régis, Dom Daniel, Aline Giovana Schmitt, Nossa Senhora da Penha, Mutirão, Santa Helena, Lupércio de Oliveira Koeche, Escola Itinerante e Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) Nossa Senhora dos Prazeres. Todas foram reunidas a última semana para a cerimônia de premiaççao que contou com desfile, onde modelos utyilizavam roupas confeccionadas com elementos recicláveis e também apresetações culturais. Os alunos de todas as escolas participantes lotaram o auditório do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET), da Uniplac.

De acordo com a coordenadora das disciplinas de Ciências e Educação para a Sustentabilidade, da Secretaria de Educação, a professora doutora Karine Souza Carsten Borges, a família e a escola devem ser os iniciadores da educação para preservar o ambiente natural. Em outras palavras, a criança, desde cedo, deve aprender a cuidar da natureza no seio familiar e na escola é onde se deve iniciar a conscientização.

Mais de 63 toneladas de material

A forte mobilização da comunidade em geral resultou na arrecadação de 63.151,57 quilos, com a coleta seletiva de resíduos sólidos domiciliares, separando-se os materiais recicláveis ou reutilizáveis. Segundo a secretária municipal da Educação, Valdirene Vieira, com a realização da I Gincana Recicla se inicia um programa de gestão ambiental nas escolas. “Isto promove a convivência harmoniosa entre sociedade e natureza. Provemos a informação, sensibilização e mobilização da comunidade em geral”, destacou.

Os materiais que pontuaram para a Gincana foram os seguintes: metal, com latas de alumínio, tampas, panelas, entre outros; plásticos, com canos, tubos, baldes, tampas de garrafas, e potes, e papéis através de jornais, revistas, fotocópias, envelopes, caixas, cartazes e embalagens longa vida.

Resultado Final

Categoria Escolas: 1º lugar - Emeb Santa Helena, que arrecadou 29.295,00 quilos de materiais recicláveis;

Categoria 1º ao 5º ano: 3º lugar - Emeb Santa Helena (4º ano II); 2º lugar - Emeb Santa Helena (4º ano I); 1º lugar - Emeb Nossa Senhora da Penha (1º ano I).

Categoria 6º ao 9º ano: 3º lugar - Emeb Lupércio de Oliveira Koeche (6º ano II); 2º lugar - Emeb Nossa Senhora da Penha (7º ano I); 1º lugar – Emeb Santa Helena (7º ano I).

Recolhimento do material

A coleta do material reciclável foi realizada por uma empresa parceira desta ação e especializada neste tipo de trabalho. A Ipasul percorreu todas as escolas participantes realizando a pesagem e o recolhimento dos recicláveis. Foi desenvolvida uma rota com um cronograma. A empresa passou nos locais de segunda a sexta-feira nos períodos matutino e vespertino.

Fonte: PML
Fotos: Ari Junior e Assessoria CDL