Consel discute ações sobre segurança

Publicado em 07/03/2017

Recorrentes casos de furtos em propriedades rurais, brigas de rua, concessionamento da BR-282 e corte de árvores exóticas situadas nas margens de rodovias estaduais e federais foram alguns dos temas abordados na reunião do Conselho de Segurança de Lages (Consel), na manhã desta terça-feira (07) na Câmara de dirigentes Lojistas de Lages (CDL).

Cerca de 35 pessoas entre representantes das Polícias Militar, Civil e Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros Militar, Prefeitura, Receita Federal, Cidasc, Acil, Sociedade Civil, instituições e pessoas diretamente afetadas com cada situação, participaram do encontro. “Essa interação entre a comunidade e os representantes dos segmentos é importante para ampliar o conhecimento de cada caso, avaliando e trabalhando em uma operação conjunta, para as devidas providências. O Consel está mobilizado para garantir a segurança em Lages e, para isso, as soluções estão sendo postas em prática”, explica Roberto Amaral, presidente do Consel.

Segurança no interior

As discussões sobre os casos de furtos e roubos no interior dos municípios da Serra foram bastante acaloradas. Os produtores rurais presentes queixaram-se que este problema é antigo e, além dos furtos nas residências, o alvo dos bandidos também são os defensivos agrícolas, que possuem alto custo para o produtor, e principalmente o furto de animais como gado. “Sabemos que é difícil manter a segurança plena no interior, por isso é preciso haver a união de todas as esferas para combater esses crimes”, aponta Marcio Pamplona.

Uma das saídas seria a adoção da Rede de Vizinhos no interior, tendo em vista os bons resultados que o projeto apresenta. Outra ação está na adaptação de um projeto que deu certo no estado de Goiás, cuja parceria entre Polícia Militar, agricultores e o uso de equipamentos como drones melhora a segurança no campo. Do alto, o equipamento faz imagens das propriedades e de todas as estradas rurais. As reservas de mata são mapeadas pela polícia e também há o cadastro dos funcionários. O mapa das fazendas na tela do computador reduz o tempo de resposta para atender aos chamados.

Concessionamento BR-282

A demora no concessionamento da BR-282, segundo Roberto Amaral, pode ser considerada o maior problema que Lages enfrenta hoje. O trecho que compreende Lages e o município de Palhoça está cada vez mais desordenado devido ao grande fluxo de veículos, principalmente caminhões, que passam pela rodovia diariamente. “Se houver o concessionamento somente da rodovia BR-470, a BR-282 acabará se transformando em uma rota de fuga do pedágio e a situação será agravada ainda mais. A saída mais plausível para este impasse é que se faça a concessão conjunta dessas duas importantes rodovias”, explica.

Quanto às árvores exóticas (pinus e eucaliptos) existentes às margens das rodovias estaduais e federais que cruzam a serra catarinense, há um entendimento para a retirada e providências estão sendo tomadas, uma vez que a situação já tramita no Ministério Público Federal, por intermédio do procurador da República em Lages, Nazareno Jorgealém Wolff que optou por judicializar a questão.

Brigas de rua

O parque Jonas Ramos (Tanque), por conta de algumas pessoas que saem de casa para perturbar o sossego alheio, está deixando de ser o principal ponto de encontro e descanso nos fins de semana na cidade onde famílias se reúnem para passar o dia, para se tornar cenário de brigas entre “gangues” de adolescentes. Inúmeras foram as ocorrências nos últimos dias para conter a ação dos baderneiros. Segundo o comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar de Lages, Alfredo Nogueira dos Santos, as ações preventivas no Tanque são prioridade da polícia nos fins de semana. “Essas confusões entre os adolescentes são corriqueiras, porém a presença ostensiva da polícia para conter esses atos de violência também é. Queremos resgatar os momentos de paz das famílias naquele parque e estamos trabalhando para isso. A presença das câmeras de vídeo-monitoramento é também uma forte aliada para combater, ou ao menos inibir esse tipo de ato”, afirma.

Texto e fotos Silviane Brum