(49) 3221-7007
cdl@cdlages.com.br

INÍCIO / NOTÍCIAS

Prefeito Ceron se reúne com o Fórum das Entidades de Lages

Publicado em 24/02/2017
Noticias

Na manhã desta sexta-feira (24), o prefeito Antônio Ceron, o vice Juliano Polese e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo Mário Hoeller de Souza (Marião), estiveram reunidos com o Fórum das Entidades de Lages. O Vice - Presidente, Marcos Tortellli e o Diretor Executivo, Jhonathan Roberto representaram a CDL Lages na reunião.

O encontro, que aconteceu durante um café da manhã na Associação Empresarial de Lages (ACIL), foi realizado a pedido do próprio prefeito. “Senti a necessidade de expor nossas ações nestes primeiros dois meses de trabalho e também para ouvir e pedir apoio sobre encaminhamentos importantes para a cidade”, explicou Ceron. 

Ao expor o cenário financeiro do município, que possui inúmeras dívidas atrasadas com fornecedores e a vencer este ano, o prefeito justificou a necessidade de algumas medidas severas de contenção de despesas, como por exemplo, a suspensão de convênios ou patrocínios que envolvam qualquer repasse de recurso. Segundo Ceron, “temos eventos importantes como a Expolages, mas não poderemos ajudar com dinheiro, pois a prioridade é colocar a casa em ordem, mas isso não significa que não seremos parceiros para viabilizar o evento”.

Com a redução do número de funcionários comissionados o município já conseguiu gerar uma economia de R$ 680 mil mensais. Além de convocar os concursados aprovados, também deve se adequar a determinação judicial para reduzir o número de contratados.

Ceron explicou também a decisão de fazer com que a Semasa atue de fato como uma autarquia. Desde janeiro, a Secretaria passou a ter autonomia para investir toda a arrecadação em obras de melhorias no sistema de abastecimento de água e da rede de esgoto.  Citou como exemplo, a necessidade da construção de novos reservatórios e ampliação da estação de tratamento de água, que foi projetada para ter uma vida útil de 30 anos e opera há 35.

Apesar das dificuldades financeiras, o município está dando continuidade às melhorias na área de infraestrutura. Grandes obras como o Complexo Ponte Grande, Revitalização do Centro e do Mercado Público, Avenida Nossa Senhora da Penha foram retomados pela atual gestão que precisou fazer a readequação dos projetos. De acordo com o prefeito, ele também já solicitou o projeto de construção do Centro Administrativo, no terreno que fica ao lado da rodoviária.

Para promover o desenvolvimento econômico e a geração de novos empregos, o município também está em busca de soluções e parcerias com o setor privado. Um exemplo é a intermediação, junto ao governo do Estado e outros órgãos envolvidos, para manter o funcionamento da Usina de Cogeração Lages UCLA (biomassa), que pertence a Engle Brasil Energia, antiga Tractebel. “Estamos fazendo um grande esforço para reverter essa situação, pois sabemos o quanto isso pode comprometer o nosso setor madeireiro”, destacou Ceron ao se dirigir aos representantes dos setores que acompanharam a reunião.

Já em relação ao futuro do “Lages Business Park”, o prefeito pediu aos representantes do Fórum que manifestassem seus posicionamentos sobre dar ou não continuidade ao projeto, com a preocupação sobre o retorno que o empreendimento trará ao município, considerando os altos investimentos públicos que devem ser feitos no local. O assunto ainda deve ser discutido em outras reuniões. Até lá, de acordo com Ceron, as empresas que apresentarem projetos para se instalar na cidade, terão uma atenção especial do poder executivo.

Outro assunto que esteve em pauta foi a área da saúde. Ao comentar o cenário que identificou a partir das visitas diárias às Unidades de Saúde, o prefeito reafirmou sua preocupação com a qualidade do atendimento aos cidadãos. Uma sugestão que partiu do Fórum para resolver ou reduzir a falta de alguns equipamentos seria a prefeitura apresentar as demandas ao Ministério Público, que já costuma reverter os valores arrecadados com as multas de Termos Circunstanciados, para ações sociais.

Fotos Greik Pacheco


Confira a galeria de fotos




Últimas Notícias

Noticias

Pesquisa aponta que 406 mil pessoas perderam o emprego em Santa Catarina

Na pesquisa, 33,33% dos empresários afirmaram terem demitido ao menos dois funcionários no último mês, um aumento de dez pontos percentuais em relação à última medição.
Ver notícia completa [+]
Noticias

Comércio de Lages autorizado a abrir no feriado de Tiradentes

Os empresários devem seguir as orientações do Decreto de número 17.974, como o horário de funcionamento entre as 8h e 18h.
Ver notícia completa [+]
Noticias

Pesquisa realizada pela ACIL e CDL junto aos seus associados aponta que empresas não estão demitindo mesmo sem estarem faturando

Os resultados da pesquisa servirão para que a ACIL e CDL possam continuar a planejar ações e buscar soluções para que as empresas passem por essa crise com o menor dano possível.
Ver notícia completa [+]
Noticias

Pesquisa: monitorando o impacto do cenário atual nas empresas catarinenses

Ressaltamos que os dados são sigilosos e não serão de forma nenhuma individualizados
Ver notícia completa [+]
Noticias

Municípios recebem nova remessa de álcool 70% líquido

Ao todo foram distribuídos 19 mil litros de álcool liquido
Ver notícia completa [+]

SOBRE A CDL LAGES


Conheça o histórico da CDL de Lages, sua missão, visão e valores. Veja quem são seus Diretores e colaboradores.

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE LAGES


Endereço: Rua Coronel Córdova, 332
CEP: 88502-200

E-mail: cdl@cdlages.com.br
Fone: (49) 3221-7007
Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: 4Pix Web Solutions