Evento questiona qual seu papel na construção de um trânsito melhor

Publicado em 14/09/2016

Semana do Trânsito

Evento questiona qual seu papel na construção de um trânsito melhor

Pela quarta vez consecutiva, a Câmara de Dirigentes Lojistas, por meio da CDL Jovem, está à frente da organização da Semana do Trânsito em Lages. Nesta edição, realizada entre os dias 19 e 25 de setembro, a temática gira em torno do questionamento: Qual seu papel na construção de um trânsito melhor? A última reunião com os parceiros para alinhar os detalhes da programação ocorreu nesta quarta-feira (14), no Centro Cultural Vidal Ramos.

A programação é vasta e conta com atividades que atingem diversos públicos. Uma das novidades deste ano é o passeio de bicicleta, realizado no dia 24, para conscientização sobre as regras do ciclismo para toda família. As redes sociais serão fortes aliadas para chegar a esse objetivo. Além dessa ferramenta, a divulgação será feita por meio de cartazes, folders e outdoor.

A coordenadora do evento, Maitê Bueno, explica que o sábado (24) será o dia D da campanha. Na oportunidade, uma grande movimentação deve chamar a atenção de quem passa pelo calçadão da Praça João Costa, no Centro.

Todos os parceiros do evento estarão envolvidos em alguma atividade. Haverá a simulação de acidente com um ciclista. “ Vamos distribuir material informativo reforçando a ideia de que cada um é responsável pela melhoria do trânsito, seja de pedestre ou de veículos”.

Para ela, a educação e consciência precisam ser trabalhadas na infância. “ As crianças são muito atentas, e cobram de seus pais condutas dentro daquilo que é certo”. Um concurso cultural irá envolver todas as escolas públicas municipais. Os alunos serão convidados a desenvolverem desenhos e frases com a temática do trânsito.

Como bebida e volante não combinam, a ação que utiliza o bafômetro será feita em alguns bares e no Lages Garden Shopping nos dias 21 e 23. Abordagens em blitz educativas ocorreram nos semáforos e, possivelmente, na rodovia 282. O processo será igual ao da rotina de trabalho da polícia rodoviária, porém, nesta haverá a distribuição de materiais de informação ao condutor e passageiros dos veículos que forem abordados.

Parceiros

A Semana de Trânsito em Lages é coordenada pela CDL e conta com o apoio e parceria do Serviço Social do Comércio (Sesc), Corpo de Bombeiros, polícias rodoviárias estadual e federal, Polícia Civil, Diretoria de Trânsito, Secretaria de Educação, Serviço Nacional do Transporte (Sest), Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) e Lages Garden Shopping.

Texto e fotos: Catarinas Comunicação