Empreendedorismo como vantagem Competitiva

Publicado em 17/06/2016

Esse foi o tema da Palestra com a professora Martha Savastano, da FGV -Fundação Getulio Vargas, para integrantes da CDL Jovem, nesta sexta-feira (17/6), na CDL. Martha falou do que há de diferente de fato no mercado competitivo. Segundo ela é preciso fazer a união do mundo digital com o mundo presencial e não substituir um pelo outro. O encontro ainda contou com a presença do Vice Presidente da CDL Marcos Tortelli, o Diretor Executivo Jhonathan Roberto e integrantes da Acil Jovem e da ADVB Jovem.

Martha também falou sobre a diferença entre complicado e complexo. “Complicado é aquilo que é difícil de fazer. E o complexo é o que tem muitas variáveis”. Segundo a professora, a complexidade busca a diminuição de riscos, mas é necessário que num ambiente altamente complexo todos entendam o fenômeno e se articulem. “A palavra chave do mundo complexo é articulação”.

Sobre os Gestores, Martha falou que a principal competência é saber administrar o incerto. “Isso passa pelo lado emocional. É preciso saber perder, errar e não se deixar abalar. E sim aprender com os erros”.

Martha é mestre em Administração de Empresas pela FGV – EAESP; assessora de marketing da FVE- Fundação Valeparaibana de Ensino; sócia-diretora de empresa do setor de tecnologia, focada em desenvolvimento de projetos de sistemas de informação e inteligência de mercado; docente em cursos de graduação, pós graduação e cursos in company da FGV-EAESP e FGV Management; palestrante de temas de marketing; co autora dos livros “Pesquisa de mercado” e “Marketing do entretenimento”; e coacher em gestão estratégica de marketing.