Obras avançam em ritmo acelerado na praça da Catedral

As obras de instalação do cabeamento subterrâneo no entorno da praça João Ribeiro (praça da Catedral) estão em ritmo acelerado e cerca de 40% dos serviços estão concluídos. Os trabalhos, conforme o acordo firmado entre a prefeitura de Lages, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), empresa Quantum Engenharia e Celesc, foram retomados assim que a decoração natalina começou a ser retirada.

As obras foram temporariamente suspensas no fim de novembro do ano passado, devido à programação do Natal Felicidade. No início deste mês os trabalhos foram retomados normalmente e estão seguindo o cronograma pré-estabelecido. Segundo o secretário de planejamento, Jorge Raineski, a empresa está trabalhando com seriedade e atendendo todos os quesitos para execução do projeto. “Na época em que as obras foram temporariamente suspensas, a administração municipal foi bastante criticada e, neste momento, é preciso mostrar o tamanho do transtorno que o prefeito Elizeu Mattos evitou durante os festejos de Natal, caso as obras continuassem acontecendo naquele período”, destaca.

Como a Catedral Diocesana e todo seu entorno, é o palco principal dos festejos natalinos da cidade, sendo que durante os 23 dias de programação cultural, mais de 470 mil pessoas passaram pelo evento, seria inviável dar continuidade às obras naquele momento. “É nossa obrigação e dever estar atentos, por sabermos a importância que a data tem para o comércio local e como o Natal voltou a ser comemorado depois que o prefeito Elizeu Mattos e o vice Toni Duarte assumiram a prefeitura, em 2013. É importante avaliar as decisões e entender que foram tomadas com bom senso e com a garantia que cada etapa aconteceria em seu tempo, ocasionando o mínimo de transtorno possível à população”, explica Raineski.

Paralelo a isso, o projeto de revitalização do Centro está pronto, assim como o projeto de iluminação pública, onde os postes existentes hoje darão lugar a luminárias modernas, como as da rua Emiliano Ramos (Via Gastronômica). “Nos próximos dias estes projetos serão apresentados ao governador Raimundo Colombo para firmarmos parceria, assim como a existente nas obras do cabeamento, para deixar o Centro da cidade bonito, a exemplo do que vem sendo feito no município de São Joaquim”.

Incremento da economia com o Natal Felicidade

Nos últimos três anos as festividades de final de ano em Lages alcançaram grande proporção, se comparar com os anos anteriores quando as comemorações quase não existiam. Prova disso foi o incremento na economia local, em vários segmentos do turismo e comércio.

Somente na feira de artesanato, montada no calçadão da praça João Costa, houve um crescimento de mais de 100% em relação ao ano anterior e as vendas ultrapassaram os R$ 60 mil. “Estes números comprovam a efetividade da sábia decisão de interromper os trabalhos, mesmo sabendo o quanto seriamos criticados e da maneira mais negativa possível. Agora é preciso mostrar o que houve um planejamento por trás de tudo isso e a obra está retomada, sendo feita com todo cuidado e qualidade necessários”, diz o secretário.

Legenda: As obras foram temporariamente suspensas no fim de novembro do ano passado e agora estão novamente em andamento . (Fotos Toninho Vieira)