Obras do cabeamento subterrâneo são retomadas conforme o previsto

Publicado em 12/01/2015

Conforme o acordo firmado entre a prefeitura de Lages, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), empresa Quantum Engenharia e Celesc, as obras de instalação do cabeamento subterrâneo foram retomadas assim que a decoração natalina começou a ser retirada dos principais pontos da cidade, no início da última semana.

Os trabalhos no entorno da praça João Ribeiro (praça da Catedral) foram interrompidos  durante os festejos do Natal Felicidade para não impactar negativamente o evento. “Assim que as festividades foram encerradas a empresa retomou os serviços de instalação das caixas necessárias para fazer a instalação do cabeamento subterrâneo”, diz o secretário de planejamento, Jorge Raineski.

O secretário explica que as valas abertas nesta fase da obra são necessárias para que a Celesc possa colocar o cabeamento de energia subterrânea. Paralelo a isso, o município está providenciando a colocação de tubulação para fazer as redes compartilhadas de telecomunicação (internet, telefonia, TV a cabo, entre outros).

O projeto de iluminação pública do Centro também está pronto e os postes existentes hoje darão lugar a luminárias modernas e bonitas, como as da rua Emiliano Ramos (Via Gastronômica). “Toda área central será impactada com a retirada dos postes e, para o projeto de iluminação, o prefeito está buscando recurso para a execução dos serviços”, diz Raineski.

Transformadores colocados em pontos estratégicos

Para dar lugar aos transformadores que hoje estão instalados no alto dos postes de energia, três armários foram instalados em pontos estratégicos. Sendo dois no calçadão da praça João Costa e o terceiro no canto direito da praça Joao Ribeiro, no ponto de vista de quem sobe para a Catedral, em frente a Escola de Artes.

Os armários que abrigarão os transformadores são colocados em locais públicos de fácil acesso para sua manutenção. “O local escolhido para a colocação do armário, em frente a Escola de Artes, é onde causa o menor impacto visual e não interfere em nenhuma perspectiva para fazer registros fotográficos da praça, da Catedral e, evidentemente, não atrapalha o trânsito”, explica o secretário.

O armário está posicionado junto a uma pequena elevação da praça e com o plantio de vegetação no local, sua presença será amenizada. “Não há motivos para fazer alarde em relação à instalação deste equipamento que contribuirá para a retirada de toda poluição visual aérea existente hoje e a fiscalização rígida do município faz com que a empresa trabalhe em ritmo acelerado, atendendo os anseios dos cidadãos e empresários em ver o Centro de Lages mais bonito”, reitera.

Sobre os transtornos que a obra causa, o secretário explica que são passageiros e a revitalização geral do Centro transformará a cidade. “Estamos acumulando cicatrizes há muitos anos e está na hora de uma revitalização completa do Centro, para não ficarmos atrás de outros municípios serranos que têm investido fortemente em infraestrutura. Teremos o apoio do governo do estado que tem o compromisso e responsabilidade de recuperar as vias e, com isso, a prefeitura está aberta a parcerias para deixar a cidade do jeito que os lageanos merecem”, finaliza.

Legenda: Os trabalhos no entorno da praça da Catedral foram interrompidos  durante Natal Felicidade para não impactar negativamente o evento.  (Fotos Ary Barbosa)