Presentes de menor valor foram os preferidos no Natal 2015

As vendas da semana de Natal no comércio de Santa Catarina apresentaram um decréscimo de -3.36% em relação ao mesmo período em 2014. O levantamento tem como base as consultas no crediário e cheques, apuradas pelo SPC-SC, que funcionam como uma espécie de termômetro de vendas no varejo. “Se considerarmos que o ano de 2015 foi difícil para o comércio com vendas em baixa, o Natal não foi tão ruim”, afirma o presidente da FCDL/SC, Ivan Tauffer. “Temos que levar em conta também que o final do ano não foi diferente dos outros meses, com inflação persistente, juros altos, rigor na concessão de crédito e prudência do consumidor em ir às compras”.

Vestuário e acessórios foram os segmentos que mais venderam, confirmando um dos itens que o consumidor afirmava que ia comprar, apontada na pesquisa de intenções antes do Natal. O ticket médio por presente ficou em torno de R$ 100, menor do que apresentado no último ano, em uma redução de cerca de 20%. “Podemos dizer que o presente de Natal foi o de menor valor”, destaca Tauffer. Os produtos do segmento eletroeletrônico tiveram maior retração, sendo que o aumento do dólar influenciou neste baixo desempenho. A retração nas compras é reflexo, principalmente, das incertezas políticas e econômicas do governo federal, onde o horizonte não apresenta perspectivas de melhoras, somado com dólar em alta.

Por outro lado, o dólar em alta, o agronegócio exportando e os bons resultados das agroindústrias e frigoríficos possibilitarão uma retração menor de vendas na alta temporada. “Além disso, o turismo em Santa Catarina vai impulsionar o comércio, a prestação de serviços, os hotéis, bares, restaurantes e supermercados, pois os turistas e mesmo moradores do Estado se deslocam em direção ao litoral no verão”, completa o presidente da Federação das CDLs.