FIESC apresenta estudo que comprova a necessidade da concessão da BR-282 no Estado

Publicado em 23/11/2015

A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), entidades governamentais, empresários e órgãos de segurança pública estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira (23) na Câmara de Dirigentes Lojistas de Lages (CDL) para debater sobre a concessão da BR-282 no que contempla o trecho Florianópolis até Irani, no Oeste do Estado. Estudos apresentados pela Federação mostram que a inclusão da rodovia no plano de investimentos em logística do Governo Federal é extremamente necessária para o desenvolvimento econômico de toda Santa Catarina.

Para o vice-presidente da FIESC para a Serra, Israel Marcon, e o Presidente da Câmara para assuntos de Transporte e Logística da federação, Mário Cezar Aguiar, a concessão da rodovia ou uma parceria público-privada é o caminho certo para que as melhorias necessárias ocorram. “Diante da atual crise econômica pela qual passa o país, entendemos que somente uma concessão ou uma parceria devam contemplar as estratégias traçadas em parceria com entidades e pessoas diretamente atingidas pela falta de infraestrutura”, diz explicando que, na prática, a falta de qualidade na malha de transportes se traduz diretamente em frete mais caro, maior tempo gasto no deslocamento de mercadorias e maior custo final no preço do produto.

O estudo mostra que o entorno do trecho para qual a melhoria é defendida pela federação representa 87% do PIB de Santa Catarina. A arrecadação tributária com o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nos municípios registrou o total de R$ 6 bilhões, em 2014. Para Israel Marcon, os números da indústria reforçam a necessidade de melhorias na infraestrutura da região. “Somos parceiros para que se leve adiante todas essas discussões. Estamos trabalhando fortemente enquanto instituição para as melhorias da infraestrutura do Estado apresentando dados que comprovam essa necessidade”, afirma.

A Deputada Federal Carmem Zanotto se comprometeu em agendar uma reunião em Brasília com o ministro dos Transportes para apresentar o relatório com o estudo detalhado elaborado pela FIESC.

Fotos: Zé Rabelo