Toni e grupo de empresários irão a Miami

Publicado em 24/06/2015

“Buscando conhecimento em outros locais ficará mais fácil pôr em prática os projetos, além de motivar os comerciantes a revitalizarem as fachadas, fazendo adequações para que se mantenha esse valor cultural e se torne um ponto de visitação.” Toni Duarte

No dia 15 de agosto um grupo de empresários e lideranças políticas, tendo como convidado especial o prefeito Toni Duarte, embarcará rumo a Miami, a segunda cidade mais populosa do estado norte-americano da Flórida. O convite foi feito, e aceito, na manhã desta terça-feira (23) pelo coordenador regional do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresa (Sebrae), Altenir Agostini, e pela presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Rosani Pocai.

Eles devem ficar na cidade norte-americana aproximadamente seis dias. A viagem, que é uma missão técnica, tem como objetivo conhecer regiões, principalmente ao Sul de Miami, onde existe um distrito que possui as mesmas características da parte central de Lages, com prédios arquitetônicos no estilo Art Déco. “Lá os empresários preservam todas as construções antigas e ainda incrementam a economia local. A ideia é levar o grupo para que vejam, troquem experiências com o poder público e empresários locais, e percebam como eles conciliam a preservação dos prédios com valor histórico/cultural e o faturamento das empresas com esse mote turístico”, explica Altenir.

Muitos integrantes do grupo fazem parte da associação Centro Lages – Compras e Lazer, formado há aproximadamente cinco anos com o objetivo de revitalizar o Centro, tornando-o um ambiente agradável para a população, atraindo turistas e visitantes para o comércio. “Miami é uma cidade rica em produtos turísticos focados na preservação. Praticamente um centro comercial preservado, com regras próprias, administrado pela prefeitura e uma entidade privada, funcionando muito bem”, destaca Rosani.

Toni diz que a intenção é dar continuidade à proposta de revitalização do Centro, que há muito tempo está sendo estudada. “O objetivo é que a parte central de Lages não perca o seu valor histórico e patrimonial e que sejam fortalecidos os atrativos à comunidade. Buscando experiências e conhecimento em outros locais que obtiveram êxito nesta proposta ficará mais fácil pôr em prática os projetos, além de motivar os comerciantes a revitalizarem as fachadas, fazendo adequações necessárias para que se mantenha esse valor cultural e se torne um ponto de visitação”, afirma. O encontro foi acompanhado pelo procurador-geral do Município, Mauricio Batalha.

História preservada

Lages apresenta um rico patrimônio arquitetônico no estilo Art Déco que tem seu representante máximo no teatro Marajoara. Além dos prédios nesse estilo, a cidade possui belos exemplares do ecletismo historicista e outros prédios de menor qualidade arquitetônica, mas que nem por isso deixam de ter sua importância na definição do tecido urbano.

Visando o aproveitamento e valorização desse patrimônio, o Sebrae, em parceria com a CDL e a prefeitura, lançou o projeto Shopping à Céu Aberto, com ações de revitalização do Centro que incluem palestras, consultorias, workshops e uma proposta específica de regulamentação da publicidade e intervenções nas fachadas.

Legenda: Toni diz que a intenção é dar continuidade à proposta de revitalização do Centro, que há muito tempo está sendo estudada (Foto: Nilton Wolff)

Informações: Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura –