(49) 3221-7007
cdl@cdlages.com.br

INÍCIO / NOTÍCIAS

Via Gastronômica ganha ervas aromáticas e comestíveis

Publicado em 28/10/2015
Noticias

A revitalização da rua Emiliano Ramos, a Via Gastronômica, caminha para sua fase final, principalmente após a retirada dos postes de alta tensão, que iniciou sábado (17) pelas Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc). A prefeitura está fazendo sua parte para o embelezamento da via com o trabalho de paisagismo executado pelo engenheiro agrônomo Giovanni Tomazelli, através da Secretaria de Meio Ambiente. O diferencial está na escolha da vegetação que está sendo plantada nas floreiras.

Por se tratar de um espaço repleto de bares, pubs e restaurantes, a administração municipal optou pelas ervas aromáticas e comestíveis, que além de úteis à comunidade, ainda dão um toque temático ao local. Estão sendo plantados pimenta vermelha, alfazema, alecrim, cheiro verde, sálvia, tomilho, manjericão (roxo e verde), hortelã e arruda (espécie aromática e não palatável). E para ornamentar todas estas espécies comestíveis, um arranjo com festucas (gramínea perene de longa duração), que não são tóxicas e conferem um preenchimento entre os espaços.

Nas laterais do arranjo está sendo colocada uma planta chamada lambari roxo, uma nova tecnologia usada nas forrações, tendo como característica a resistência à falta ou excesso de chuva e com seu crescimento fica pendente à floreira, conferindo um aspecto visual diferente e não dificulta a visão dos motoristas no trânsito. “A implantação de condimentos alimentícios em uma via pública é um trabalho pioneiro. Com certeza teremos um resultado muito bonito e que agradará a todos”, diz Giovanni.

A partir do plantio serão necessários aproximadamente 40 dias para a maturação das ervas, quando estarão bem desenvolvidas e preenchidas. “Pedimos a colaboração da comunidade para que cuidem e esperem esse período antes de utilizarem os temperos, tirando pequenos galhos, e não arrancando a planta inteira”, solicita o agrônomo.

 

Árvores ornamentais

Além das ervas aromáticas, a Via Gastronômica contará com árvores ornamentais, acrescentando ainda mais valor estético ao local. Por se tratar de uma via movimentada e com muitas edificações, escolheu-se a espécie liquidâmbar, doações de um contribuinte, à prefeitura. “É uma árvore de porte grande, mas poderá ser condicionada. Para que não rachem as calçadas está sendo utilizada uma tecnologia já iniciada na região, que é um tutoriamento, ou seja, a colocação de um tubo de concreto de 40 centímetros de diâmetro que fará com que a raiz não cresça superficialmente e sim verticalmente, eliminando o problema de infraestrutura”, explica.

Por serem árvores de porte alto, o crescimento será controlado com podas anuais ou semestrais, conforme a necessidade. São árvores estrangeiras e exóticas, próprias para a arborização de vias como a Gastronômica. No inverno perderá suas folhas, que tem coloração que migra entre o verde, o amarelo, o vermelho e o marrom. Para o preenchimento dos arranjos também serão utilizados lambaris e acículas de pinus, que além de bonito, protege o solo e mantém sua umidade.

 

Legenda: Serão necessários aproximadamente 40 dias para a maturação das ervas (Fotos: Sandro Scheuermann)




Últimas Notícias

Noticias

Horário diferenciado para comércio lageano no período natalino

A partir do dia 1° de dezembro o cronograma da Câmara de Dirigentes Lojistas de Lages – CDL já sugere horários especiais, que devem seguir até dia 1° de janeiro.
Ver notícia completa [+]
Noticias

Sistema de coleta mecanizada do lixo urbano da área central é apresentado na CDL Lages

Com a utilização de contentores (Sistema de Coleta Mecanizada Traseira) a população residente e os comerciantes estabelecidos no centro da cidade deixarão de depositar o lixo sobre as calçadas
Ver notícia completa [+]
Noticias

Empresários lageanos atentos às mudanças fiscais

O programa tem como objetivo enviar para a base de dados do SEF/SC os dados obtidos no Programa Aplicativo Fiscal do Emissor de Cupom Fiscal (PAF-ECF). São arquivos gerados de forma automática, que devem ser enviados diariamente, no caso de tributação e venda de mercadorias, e mensalmente para acompanhamento do estoque.
Ver notícia completa [+]
Noticias

Bloco X: Impacto financeiro para empresários catarinenses

O contribuinte que não se organizar para cumprir essa obrigatoriedade, até o prazo estabelecido por lei, poderá sofrer implicações práticas em seu negócio, incluindo até a impossibilidade de realizar novas vendas.
Ver notícia completa [+]
Noticias

Inteligência Artificial: Preparando Pessoas para as Parcerias Homem-Máquina do Futuro

A inteligência artificial (IA) está mudando a maneira como as pessoas vivem e trabalham, prometendo trilhões em impacto econômico e avanços maciços em previsibilidade, produtividade e personalização.
Ver notícia completa [+]

SOBRE A CDL LAGES


Conheça o histórico da CDL de Lages, sua missão, visão e valores. Veja quem são seus Diretores e colaboradores.

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE LAGES


Endereço: Rua Coronel Córdova, 332
CEP: 88502-200

E-mail: cdl@cdlages.com.br
Fone: (49) 3221-7007
Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: 4Pix Web Solutions