SPC Brasil esclarece detalhes sobre o Cadastro Positivo

Publicado em 03/02/2020

A partir de julho do ano passado, todos os brasileiros acima de 18 anos, que possuem CPF ativo e realizam transações financeiras, bem como empresas inscritas no CNPJ, entraram automaticamente no Cadastro Positivo. O Gerente de Produtos Michel Felix e o Diretor de Segurança da Informação Ricardo Almeida, ambos do SPC Brasil, participaram do 1º Encontro de Comerciais de CDLs para esclarecer as dúvidas dos participantes e apresentar as novidades da ferramenta.

O Cadastro Positivo registra o histórico de pagamento dos consumidores. As informações são utilizadas para subsidiar a análise de crédito e ofertar menos juros e condições facilitadas para quem tiver o histórico positivo. Quem preferir manter suas informações em sigilo e sair do banco de dados, o registro de transações financeiras fica em branco.

Michel Félix frisou que os agentes comerciais têm o desafio diário de captar clientes, efetivar boas vendas e oferecer bons produtos e serviços, mas todo esse trabalho pode gerar prejuízo se não for analisado o histórico do cliente. “É por meio deste novo banco de dados que as empresas vão conseguir evitar fraudes e reduzir o nível da temível inadimplência. Os consumidores também se beneficiam, já que viram protagonistas do próprio histórico financeiro e concessões de crédito com taxas mais atrativas”.

O SPC Brasil é um dos principais birôs de crédito que tem autorização para acessar os dados. As informações de cartão de crédito, contas de consumo (água, luz, entre outros) e parcelamentos entram no Cadastro Positivo. Já o saldo da conta corrente, investimentos e dados pessoais como gênero, etnia e religião não estão disponíveis para consulta.

Quiz Cadastro Positivo

Durante a palestra, os participantes testaram seus conhecimentos por meio de um jogo simples e interativo sobre o Cadastro Positivo. Os agentes entraram no quiz através de um pin on-line. As perguntas apareceram no telão e as respostas eram mostradas nos aparelhos celulares. Apesar da brincadeira, o assunto foi levado a sério e os integrantes demonstraram conhecimento nas respostas.

Fonte: FCDL