CDL Jovem de Lages realizou o Painel com Lideranças que contempla uma das ações do Dia Livre de Impostos (DLI)

Publicado em 28/05/2019

Depois de alguns meses planejando, a Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem de Lages (CDL Jovem), realizou na noite da última segunda-feira (27), o Painel de Lideranças que reuniu representantes da esfera municipal, estadual e federal para um debate com o tema central: Redução da Carga Tributária no Brasil.

O auditório da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) estava lotado de acadêmicos, coordenadores, professores, imprensa, empresários e a comunidade interessada em expressar sua insatisfação com a tributação abusiva, onde se paga muito e se economiza pouco.

O Painel de Lideranças foi transmitido ao vivo pelos canais de comunicação da CDL Jovem, CDL Lages e Imagem TV, mediado pelo vice-presidente de marketing da CDL Lages Arnaldo Sousa, o painel foi dividido em vários blocos e teve uma dinâmica super interativa e ágil entre perguntas e respostas, e contou com a participação da Deputada Federal Carmen Zanotto, Deputado Estadual Marcius Machado, Prefeito de Lages Antônio Ceron, Kaio do Amarante Reitor da Uniplac, Sérgio Dalagnol presidente do Observatório Social, Júlio Cesar Machado presidente do SindCont Serra, Marcos Tortelli presidente da CDL Lages, Adriano Alves de Almeida coordenador da CDL  Jovem, Thiago Mazuhy  Andrade coordenador da Acil Jovem.

A tributação abusiva limita o consumo da população brasileira e serve de freio para o crescimento econômico. Em um ranking de 30 países o Brasil é 14° país que mais arrecada impostos e está em último lugar que melhor retorna.

Um levantamento apresentado da CNDL e do SPC Brasil mostra que o desconhecimento sobre o peso da carga tributária não é exclusividade dos consumidores. Os micro e pequenos empresários que atuam no comércio e serviços revelam que apenas 22% garantem saber exatamente o percentual de imposto cobrado nas transações comerciais feitas na sua empresa. Pouco menos de um terço (32%) disse saber um valor aproximado, enquanto 41% não souberam responder. A maioria dos empresários também não sabe qual é a fatia do faturamento que vai para o pagamento dos impostos: somente 14% conhecem valor exato contra 31% que sabem de maneira aproximada e 48% que nem mesmo tem ideia.

O Dia Livre de Impostos nasceu para manifestar toda nossa indignação a carga tributária do país, o destino dos impostos e o peso destes sobre a renda do povo. “Nós enquanto entidade temos o dever de orientar a população sobre os impostos abusivos e principalmente ganhar força e representatividade”, explicou o coordenador da CDL Jovem Adriano Alves de Almeida

A próxima ação do Dia Livre de Impostos (DLI), acontece na quinta-feira (30), data oficial da mobilização nacional e haverá um Apitaço às 15 horas passando pela ruas Correia Pinto, Nereu Ramos, Frei Rogério e Coronel Córdova, seguindo até a tenda que estará montada no calçadão Túlio Fiuza de Carvalho, com faixas a e cartazes orientando a população sobre a alta carga tributária

Principais frases do seleto time de convidados:

Marcos Tortelli- presidente da CDL Lages: “Nós enquanto entidade precisamos continuar fomentando o associativismo, orientando a população com iniciativas como esta da CDL Jovem sobre o Dia Livre de Impostos”

Deputada Federal Carmen Zanotto: “Se a gente melhorar a gestão tudo funciona é uma via de mão dupla”.

Deputado Estadual Marcius Machado: Precisamos que leis que permitam a cobrança de impostos para as grandes empresas. Não adianta cobrar somente dos pequenos. Precisamos ser justos”.

Prefeito de Lages Antônio Ceron: Sou a favor do imposto único, essa é a melhor forma de exemplificar todo o setor”.

Presidente do Observatório Social, Sérgio Dalagnol: “Precisamos efetivar os cortes e o primeiro passo são em iniciativas de debates como estes”.

Presidente do SindCont Serra, Júlio Cesar Machado: “70% da população não sabe que na nota fiscal consta o valor dos impostos”.

Coordenador da Acil Jovem: Thiago Mazuhy Andrade: “O empreendedor precisa ser mais criativo nas ações, cobramos isso também do governo”.

Kaio Coelho do Amarante, Reitor da Uniplac: “A universidade é o caminho para novos debates como estes com o engajamento dos acadêmicos”.

Membros da CDL Jovem

Coordenador Adriano Alves de Almeida- Mgtek Soluções e Tecnologia

Vice-Coordenadora - Dina Hahn - Trapus de Seda

Diretor de Eventos - Ce?lio Bueno Ju?nior - Loja Honolulu