Como líderes eficazes desenvolvem colaboradores engajados

Publicado em 01/06/2015

Esse foi o tema da Palestra realizada na noite desta terça-feira, 23/6, no MAP Hotel, em Lages, pela Dale Carnegie e promovida pela CDL. Sergio Lemos, Diretor E Trainer da Dale Carnegie Training, apresentou dados que mostram a importância de uma equipe engajada. Segundo uma pesquisa encomendada pela própria empresa, Organizações com colaboradores engajados podem superar as outras em até 202% (a diferença entre profissionais engajados e não engajados chega em 202% em termos de superação de resultados).

Alguns (Um) dos problemas enfrentados pelo mercado hoje em dia, tais como rotatividade de pessoal, faltas ao trabalho, baixa produtividade (o do comprometimento do profissional,) pode ser normalizado (amenizado), segundo Sergio (Sérgio), através de um líder que utilize as ferramentas para deixar sua equipe mais engajada. “São atitudes simples que fazem a diferença: tratar os funcionários com respeito, como seres humanos, tendo um equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional; estar apto e disponível a ouvir e reconhecer contribuições”.

A definição da Dale  Carnegie Training para “engajamento” é : o compromisso emocional e intelectual do colaborador em demonstrar alta performance. “A pesquisa identificou que São três os pilares que criam e sustentam o engajamento de um colaborador: o orgulho em trabalhar na organização, a confiança na liderança sênior da empresa e a satisfação com a chefia imediata”.