(49) 3221-7007
cdl@cdlages.com.br

INÍCIO / NOTÍCIAS

Marcos Castiel dá aula de jornalismo em Lages

Publicado em 23/09/2015
Noticias

A primeira palestra da história da Associação de Imprensa da Serra Catarinense (Assisc) foi um sucesso. Fundada há apenas quatro meses, a entidade trouxe a Lages na noite desta terça-feira, 22 de setembro, uma das referências em jornalismo esportivo no Sul do Brasil.

O evento foi prestigiado por profissionais, estudantes de comunicação da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) e do Centro Universitário Facvest (Unifacvest), desportistas e outras pessoas ligadas ao esporte. O auditório estava cheio, e quem foi, ficou até o fim, aprendeu, gostou e aprovou.

Realizada numa parceria entre a Assisc e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lages, a palestra com Marcos Castiel, editor de Esportes do jornal Diário Catarinense e jornalista multimídia do Grupo RBS, foi bastante oportuna devido ao bom momento esportivo da região, com o Inter de Lages garantido na elite do Campeonato Catarinense e voltando às competições nacionais após meio século.

Experiência, carinho com o Inter de Lages e orientações importantes

Com 28 anos de experiências que incluem coberturas de Copas do Mundo, Olimpíadas, Copa América, finais de Taça Libertadores, de Brasileirão e de outras grandes competições nacionais e internacionais, Castiel iniciou a palestra já com agrados e aplausos ao vestir uma camisa do Inter de Lages personalizada com o seu nome.

Entusiasta declarado do Leão Baio, a quem chama carinhosamente de Interzinho e ao qual sempre dedica espaços nobres nos veículos de comunicação para os quais trabalha, Castiel destacou a importância do domínio da língua portuguesa, da diversidade de fontes confiáveis e da conquista da credibilidade para o exercício do bom jornalismo.

“Tem que ter DNA de jornalista, pois é uma profissão que exige muito, assim como policial, médico e outras que não têm folga e trabalham muito, sempre sob pressão e sem horários, com plantões em finais de semana e feriados”.

Aos estudantes de comunicação, Castiel falou sobre as dificuldades e os desafios do início da carreira. E aos profissionais que já atuam na área esportiva, deu orientações sobre como atuar, seja no trato com atletas, árbitros, dirigentes e demais membros da imprensa, em coberturas de grandes competições como as que o Inter de Lages voltou a disputar, como o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil.

Domínio da internet, hiperlocalismo e preparação para o mercado de trabalho

Durante a palestra, Castija, como é conhecido entre os amigos de redação, exibiu cases de sucesso do Grupo RBS em coberturas online e destacou a necessidade de domínio das linguagens de internet.

“Sem desmerecer e tirar nenhuma importância dos demais meios de comunicação, como o jornal, o rádio e a televisão, mas a internet está tomando conta, e é preciso conhecê-la, sob o risco de ficarmos para trás”.

Ele também falou da importância do chamado hiperlocalismo, em que os órgãos de imprensa de uma determinada região se aprofundam em pautas locais. E destacou ainda a necessidade de estar bem preparado para o mercado de trabalho, a ponto de o repórter precisar trocar repentinamente uma cobertura esportiva por uma policial, por exemplo, como o que aconteceu como o próprio Castiel durante a Copa das Confederações de 2014 em Belo Horizonte, quando teve que usar inclusive máscara de gás durante as manifestações populares nas ruas da capital mineira.

Homenagens e incentivo aos colegas de profissão

Por fim, Castija respondeu a perguntas de estudantes e profissionais e foi homenageado com uma placa concedida pela Rádio Guri AM e um exemplar do livro “Aquelas camisas vermelhas”, em que o escritor e advogado Maurício Neves de Jesus conta a história do Inter de Lages.

“Eu tive a oportunidade de cobrir a Olimpíada de 2000 em Sydney, na Austrália, mas se eu fosse, perderia o nascimento do meu filho e o conheceria apenas com três meses de vida. Mas eu não queria perder aquilo e decidi não viajar. Aí me disseram que eu não teria novamente uma oportunidade daquela. Pois eu provei o contrário e cobri as Olimpíadas de 2008 na China e 2012 na Inglaterra. Nunca se deve desestimular ninguém. Por isso, não deem ouvidos a quem disser que não dá e que vocês não conseguem”.

Assisc confirma palestra com Mário Motta para novembro em Lages

Em continuidade ao seu papel de promover a congregação e a qualificação da imprensa serrana, unindo profissionais e estudantes de comunicação em torno do aprendizado e do conhecimento, a Associação de Imprensa da Serra Catarinense (Assisc) trará a Lages uma palestra com Mário Motta, apresentador na Rádio CBN Diário e do Jornal do Almoço, da RBS TV, e que iniciou suas atividades profissionais em comunicação no Grupo SCC, em Lages.

O evento está marcado para a noite de 13 de novembro deste ano, uma sexta-feira, em local ainda indefinido. E assim como a palestra de Marcos Castiel, o evento será totalmente gratuito aos participantes.
 

Foto Fom Conradi




Últimas Notícias

Noticias

Inteligência Artificial: Preparando Pessoas para as Parcerias Homem-Máquina do Futuro

A inteligência artificial (IA) está mudando a maneira como as pessoas vivem e trabalham, prometendo trilhões em impacto econômico e avanços maciços em previsibilidade, produtividade e personalização.
Ver notícia completa [+]
Noticias

1ª edição da Jornada do Varejo lota Teatro Marajoara

Considerado atualmente o maior e mais famoso vendedor televisivo do Brasil, Ciro Bottini chegou em alta performance fazendo a plateia levantar.
Ver notícia completa [+]
Noticias

Energia, alto astral e motivação para as vendas

Energia para Vendas é um dos lemas utilizados por Ciro Bottini
Ver notícia completa [+]
Noticias

Parceria público/privado se une em prol do Mercado Público de Lages

Com o objetivo de comercializar produtos da identidade e tradição da região, o local também será um encontro de lazer e passagem de turistas.
Ver notícia completa [+]
Noticias

Natal Premiado impulsiona comércio lageano

Os cadastros dos consumidores para participar das premiações da campanha em 2019, já iniciaram no comércio lageano.
Ver notícia completa [+]

SOBRE A CDL LAGES


Conheça o histórico da CDL de Lages, sua missão, visão e valores. Veja quem são seus Diretores e colaboradores.

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE LAGES


Endereço: Rua Coronel Córdova, 332
CEP: 88502-200

E-mail: cdl@cdlages.com.br
Fone: (49) 3221-7007
Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: 4Pix Web Solutions