O que é Certificado Digital?

Publicado em 11/03/2019

O certificado digital é a identidade de uma pessoa física ou jurídica,  também utilizado como assinatura de documentos digitais, contratos e notas fiscais eletrônicas. Ele garante segurança e integridade dos dados na hora de emitir a sua nota fiscal eletrônica. Além de ser um mecanismo de identificação, ele também é utilizado como uma assinatura, tendo validade jurídica e fiscal. Caso você esteja emitindo uma nota fiscal de serviço, ao verificar o conteúdo do documento, o certificado digital o assina e retorna um código com a validação, que é único e específico para cada emissão.Quando houver qualquer tipo de alteração no conteúdo passado para o certificado, o código se torna inválido. Por isso, a segurança é um dos principais benefícios, já que o conteúdo (o XMLda nota fiscal, por exemplo) precisa estar exatamente da maneira que foi informado ao órgão.Outro interessante benefício do certificado digital é a possibilidade de assinar contratos. Ao invés de perder tempo e dinheiro com transporte de documentos faz esse trabalho de forma rápida, prática e online.

Quais são os tipos de certificado digital?

Existem dois tipos de certificados digitais: o A1 e o A3.

A1 é um arquivo digital, que é instalado na máquina ou no emissor de notas fiscais eletrônicas e tem validade de 1 ano.

• Arquivo digital;
  • É possível acessar de qualquer lugar;
  • Integra facilmente com um emissor de nota fiscal eletrônica;
  • Em alguns casos, não tem necessidade de instalar na máquina, apenas no sistema para gerar nota fiscal.

A3 é um dispositivo físico ou token, semelhante a um pen drive, e tem validade de 1 ou 3 anos.

• Dispositivo físico parecido com um pen drive ou cartão de memória;
  • Deve estar sempre conectado ao computador;
  • É preciso transportá-lo quando for utilizar;
  • Toda vez que acessá-lo, é preciso digitar a senha;
  • Não se integra a softwares de emissão automática de nota fiscal eletrônica.

Pontos importantes

• Certificado digital é uma identificação que representa a empresa ou pessoa física diante dos órgãos fiscalizadores, como prefeituras ou Sefaz.
  • O certificado digital é uma exigência de grande parte das prefeituras em relação às notas fiscais eletrônicas de serviço.
  • Fazer a integração com algum emissor de notas fiscais,  facilita o seu dia a dia, pois os documentos são gerados automaticamente..

O certificado digital se tornará uma peça básica na profissionalização, automação e crescimento do seu negócio. É com ele que você vai emitir as suas notas fiscais eletrônicas e ainda fazer diversas outras ações relacionadas à contabilidade da sua empresa.

Para contratar ou obter maiores informações entre em contato conosco pelo (049) 3221.7007.