Recicla CDL 2018: materiais de apoio para atividades nas escolas são entregues à Secretaria de Educação de Lages

Publicado em 14/09/2018

Na tarde desta quinta-feira (13) o diretor da CDL Lages, Jhonathan Roberto foi recebido pela equipe da Secretaria Municipal de Educação de Lages, para entrega dos kits de apoio as atividades das escolas inscritas no Recicla CDL na Escola.

Em Lages foram 17 escolas públicas municipais que aceitaram o convite da CDL com um total de 4.458 mil alunos participantes nas duas categorias - de desenho e redação do projeto. No estado o projeto bateu recordes de participação com 152 CDL aderentes, 1.352 escolas participantes e 186.026 alunos inscritos.

O Recicla CDL na escola tem o objetivo de estimular a discussão de temas relativos à preservação e à conservação do meio ambiente, por meio de um concurso literário que premia desenhos e redações de alunos do ensino fundamental das escolas municipais de Santa Catarina. Em 2018 o concurso traz o tema "Consumo Consciente”.

Os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes serão avaliados e premiados em duas etapas, Municipal e Estadual.

Consumo Consciente

Em 2018 o concurso traz o tema ”Consumo Consciente”, com intuito  de lembrar às gerações de que com o ritmo atual em que a humanidade já consome 30% mais recursos naturais do que a capacidade de renovação da Terra, se os padrões de consumo e produção se mantiverem no atual patamar, em menos de 50 anos serão necessários dois planetas Terra para atender nossas necessidades de água, energia e alimentos. Não é preciso dizer que esta situação certamente ameaçará a vida no planeta, inclusive da própria humanidade.

“Nosso projeto demonstra de forma lúdica e através do aprendizado permanente a importância das atitudes sustentáveis para o equilíbrio ecológico”, afirma Marcos Tortelli sobre o Recicla CDL na Escola, afirmando o papel da CDL enquanto agente de mudanças que gerem o desenvolvimento da sociedade. “É necessário que a geração atual assuma a sua responsabilidade pelo futuro do planeta”, Marcos finaliza.

Liga Sustentável

A Liga Sustentável é uma turma de super-heróis criada para auxiliar os jovens nas tarefas relacionadas ao projeto e faz com que os alunos embarquem  no magnífico universo da cooperação e da importância da ação individual nos cuidados contra o aquecimento do planeta.

O Recicla CDL conta com uma série de episódios da Liga Sustentável em busca do apoio à aprendizagem e ao desenvolvimento dos trabalhos de desenho e redação participantes do concurso. Professores e alunos das escolas inscritas no concurso recebem material de apoio, com músicas, vídeos e outros materiais lúdicos.

O concurso

A primeira etapa foi a inscrição das escolas foi feita no dia 06 de julho. Agora  as escolas recebem os materiais para que os professores da disciplina de CIências e Sustentabilidade trabalhem a temática “Consumo Consciente” e para o desenvolvimento dos trabalhos pelos alunos.

A seleção local dos trabalhos deve acontecer até o início de outubro  e em seguida os melhores trabalhos de Lages participam da seletiva estadual, que tem a premiação no mês de novembro.

Parceria com a Secretaria Municipal de Educação

Desde o início do Recicla CDL na Escola há oito anos,  a Secretaria Municipal de Educação de Lages (SMEL) é a grande parceira do projeto. Neste ano a  articulação aconteceu com o professor Carlos Eduardo Canani, coordenador de ensino e a professora Cristina Alves  Ribeiro, responsável pelas disciplinas de Ciências e Sustentabilidade da SMEL..