Redes sociais como oportunidade de presença digital para empresas

Publicado em 05/09/2018

As redes sociais já fazem parte do cotidiano da maior parte da população, que adquiriu novos hábitos a partir de seu uso, seja no modo de agir, de atuar profissionalmente, ou de comprar e fazer negócios.

Segundo o relatório “Social Media Trends 2018” composto pela Rock Content a partir de pesquisa realizada em novembro do ano anterior, com 1278 empresas e 452 usuários de redes sociais, as empresas têm como principais motivos estarem nas redes a visibilidade e a interação com o público. O relatório aponta as principais tendências e práticas de Social Media adotadas pelas empresas brasileiras, bem como informações sobre o uso que os respondentes fazem das redes sociais

56% das empresas adotam o Marketing Digital como prática, a partir da geração de conteúdo, e atestam com isto o aumento de 2,6 vezes no número de visitas de seus perfis corporativos.

O Marketing de Conteúdo ganhou vez como uma estratégia de atração de clientes através de conteúdo relevante e valioso, como alternativa às propagandas interruptivas e que não fazem relação com as preferências do cliente.  A inteligência das plataformas digitais permite cada vez mais a segmentação e, consequentemente, o alcance maior na aderência de produtos e serviços às necessidades dos consumidores.

Aumento de engajamento com as marcas, oportunidades para os times de vendas, aumento das vendas, previsibilidade ao negócio e redução de custos - até 62% menos que outras estratégias de Marketing - são alguns dos fatores que têm feito com que as empresas atuem ainda mais focada no Marketing Digital.

E como está rede social?

Segundo o relatório o Facebook continua sendo a rede mais utilizada pelas empresas o Instagram é a segunda colocada. Linkedin e You tube vêm crescendo bastante. Já o Twitter, Google + e Snapchat apresentaram queda,  comparado ao relatório do ano de 2017.

Com um crescimento exponencial o mensageiro Whatsapp atingiu no primeiro semestre de 2018 a marca de 1,5 bilhão de usuários e a agregação da ferramenta Whatsapp Business profissionalizou o seu uso como meio de contato com os clientes pelas empresas.

Informações sobre profissão ou área de atuação lideram os assuntos favoritos do público

Dos usuários de redes sociais analisados pelo relatório,  94% acessam seus perfis diariamente e destes 38% passam mais de quatro horas por dia navegando nas redes. A liderança na preferência  dos usuários é do Instagram. O Facebook ficou em segundo lugar.

Cabe realçar que, no cruzamento dos dados, verificou-se que o Youtube alcança uma preferência mais expressiva entre os homens e entre os usuários de até 24 anos, se comparado aos demais estratos de análise.

Curso traz dicas e prepara empresas para  explorar as redes sociais a favor do seu negócio

Não resta dúvida sobre a utilidade e o crescimento do Marketing Digital, e para as empresas e empreendedores que desejam  se preparar conhecendo ou aprofundando as possibilidades de uso das principais redes sociais e suas ferramentas, que permitirão obter os melhores resultados, está aberta a possibilidade no  novo curso da CDL Lages "Marketing Digital com foco em Redes Sociais". O curso acontece nos dias 25,26 e 27 de setembro, das 19h às 22h20, na sede da CDL Lages e contará com 12 horas de certificação.

Mais informações no setor de Gestão de Pessoas da CDL, no telefone 49 3221.7014 ou por e-mail: rh@cdlages.com.br

Fonte: Relatório Social Media Trends 2018 - Inteligência Rock Content