Festival Gastronômico Sabores de Lages 2018 encanta a população com seus pratos especiais e atrai turistas à Serra Catarinense

Publicado em 23/08/2018

O Festival Gastronômico Sabores de Lages 2018, que iniciou no dia 10 de agosto e seguirá até o dia 30 do mesmo mês, vem atraindo inúmeros turistas e conquistando dezenas de pessoas pelo estômago. Neste ano, em uma realização da Câmara Gastronômica de Lages, CDL Lages, Acil e apoio do Sebrae/SC, 35 estabelecimentos entre restaurantes, lanchonetes, cafeterias e padarias puderam criar pratos inéditos para o festival.

O grande objetivo desta edição é valorizar a peculiar cultura e identidade regional da Serra Catarinense, utilizando na elaboração dos pratos insumos encontrados nesta localidade como pinhão, truta, queijo serrano, carnes suínas e ovinas, abóbora, inhame, goiaba serrana, amora, maçã, mirtilo, guabiroba, physalis,  mel de bracatinga, frescal, entre outros.

O Sabores de Lages apresenta sua programação completa em um Passaporte gastronômico, disponibilizado nas entidades promotoras e nos estabelecimentos participantes. No passaporte os consumidores têm a oportunidade de ganhar um brinde especial do festival, bastando completar 06 visitas em estabelecimentos diferentes, com o consumo dos pratos de identidade regional. Natalia Marinho de Severo, 31 anos de idade, da cidade de Passo Fundo (RS), foi uma das ganhadoras. Ela que nunca havia participado de um festival do tipo e ficou encantada com a maneira como os pratos foram elaborados, principalmente com a inclusão do pinhão, que na sua cidade, normalmente é consumido de forma independente. “Achei muito bacana a iniciativa e o modo como está sendo organizado e divulgado. O evento me proporcionou a oportunidade de conhecer inúmeros lugares e experimentar pratos de muita qualidade”, ressalta Natalia, que  elogia ainda, a valorização da cultura regional e dos estabelecimentos, “tudo muito bem feito e pensado, com valores para todos os bolsos e gostos variados”, conclui.

Outro grande diferencial são os eventos criados por alguns participantes que além dos pratos especiais estão atraindo ainda mais lageanos e turistas em seus estabelecimentos. O evento contará também com um piquenique ao ar livre, no dia 02 de setembro, no Parque Jonas Ramos (Tanque), com um feira gastronômica, comercialização e exposição de produtores e produtos regionais, apresentações musicais e artísticas, entre outras ações de entretenimentos,  que marcará o encerramento do festival.

Mais informações sobre o Festival em: http://www.festivalsaboresdelages.com.br/