Recicla CDL 2018: 17 Escolas de Lages participam do concurso estadual que tem “Consumo Consciente” como tema desta edição

Publicado em 10/07/2018

Iniciado em 2011 o Recicla CDL na Escola tem o objetivo de  estimular a discussão de temas relativos à preservação e à conservação do meio ambiente, por meio de um concurso literário que premia desenhos e redações de alunos do ensino fundamental das escolas municipais de Santa Catarina.

Em 2018 o concurso traz o tema ”Consumo Consciente”, com intuito  de lembrar às gerações de que com o ritmo atual em que a humanidade já consome 30% mais recursos naturais do que a capacidade de renovação da Terra, se os padrões de consumo e produção se mantiverem no atual patamar, em menos de 50 anos serão necessários dois planetas Terra para atender nossas necessidades de água, energia e alimentos. Não é preciso dizer que esta situação certamente ameaçará a vida no planeta, inclusive da própria humanidade.

“Nosso projeto demonstra de forma lúdica e através do aprendizado permanente a importância das atitudes sustentáveis para o equilíbrio ecológico”, afirma Marcos Tortelli sobre o Recicla CDL na Escola, afirmando o papel da CDL enquanto agente de mudanças que gerem o desenvolvimento da sociedade. “É necessário que a geração atual assuma a sua responsabilidade pelo futuro do planeta”, Marcos finaliza.

Liga Sustentável

A Liga Sustentável é uma turma de super-heróis criada para auxiliar os jovens nas tarefas relacionadas ao projeto e faz com que os alunos embarquem  no magnífico universo da cooperação e da importância da ação individual nos cuidados contra o aquecimento do planeta.

O Recicla CDL conta com uma série de episódios da Liga Sustentável em busca do apoio à aprendizagem e ao desenvolvimento dos trabalhos de desenho e redação participantes do concurso. Professores e alunos das escolas inscritas no concurso recebem material de apoio, com músicas, vídeos e outros materiais lúdicos.

O concurso

A primeira etapa foi a inscrição das escolas feita neste dia 06 de julho. Em Lages 17 escolas com cerca de 3500 alunos se inscreveram.

Até o final do mês de julho as escolas recebem os materiais para que os professores da disciplina de CIências e Sustentabilidade trabalhem a temática “Consumo Consciente” e para o desenvolvimento dos trabalhos pelos alunos.

A seleção local dos trabalhos deve acontecer até o final do mês de setembro e em outubro os melhores trabalhos de Lages participam da seletiva estadual, que tem a premiação no mês de novembro.

Parceria com a Secretaria Municipal de Educação

Desde o início do Recicla CDL na Escola há oito anos,  a Secretaria Municipal de Educação de Lages (SMEL) é a grande parceira do projeto. Neste ano a  articulação aconteceu com o professor Carlos Eduardo Canani, coordenador de ensino e a professora Cristina Alves  Ribeiro, responsável pelas disciplinas de Ciências e Sustentabilidade da SMEL.

Esta articulação permitiu a participação da Coordenação de Comunicação da CDL Lages de um encontro com mais de 50 diretores de Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) de Lages, onde os gestores da unidades educacionais conheceram um pouco mais desta edição e do tema de 2018 do Recicla CDL na Escola.