De Clube à Câmara de Dirigentes Lojistas de Lages

Publicado em 13/06/2018

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Lages ao longo dos seus cinquenta anos passou por diversas transformações, tendo até mesmo o seu nome reformulado. Na época de sua fundação (1968) a entidade era denominada como Clube de Diretores Lojistas, devido a criação do primeiro clube no Rio de Janeiro, em 1955.

Foi só em 1994, em reunião do Conselho de Representantes das CDLs do Brasil, em Goiânia/GO, que ocorreu a mudança para Câmara de Dirigentes Lojistas.

Muitas dúvidas foram geradas naquele período em torno do nome pois a sigla CDL deveria continuar porém o “Clube” da letra C, principalmente, não representava algo positivo e fazendo uma análise no dicionário Aurélio, em quase todo o termo se refere a um  “local onde as pessoas praticam esportes, dançam, jogam ou se reúnem com o objetivo social recreativo” e apenas em um nível terciário de priorização das significações, o dicionário indica o vocábulo Clube como “associação de pessoas com objetivo de promover debates em torno de matéria de interesse comum”. Considerando apenas as definições apontadas no dicionário já foi motivo de questionar a adequação do termo para denominar uma entidade com tamanha  dimensão. O grande debate foi em torno da substituição, sendo que ela deveria ser auto-explicativa, sem significações errôneas, contaminando os termos ligados. Como sindicato, associação, federação e confederação não podia ser utilizado a palavra “câmara” foi considerada como a que mais se identificava com os objetivos da entidade.

A mudança do termo “diretores” para “dirigentes” também contou com todo um estudo semiológico, por mais que o “diretor” pela definição do dicionário seja um dirigente, ele apresentava uma  conotação de cargo, tornando-o excessivamente excludente e limitante, além de não imprimir uma ideia de ação, dinamismo, de empreendedor ou algo construtivo.

Além do nome - Câmara de Dirigentes Lojistas - a mudança representou um caráter totalmente novo para as entidades, que deixaram de ser um clube restrito e fechado para transformarem-se em câmaras, mais abertas, plurais, ampliando a prestação de serviços e ofertas de produtos.