Serviço de Proteção ao Crédito de Lages (SPC) foi o primeiro serviço e um dos grandes influenciadores para a fundação da CDL na cidade

Publicado em 08/06/2018

A 14 dias do evento de comemoração do cinquentenário da CDL Lages, a entidade segue dando continuidade na narração dos principais acontecimentos ocorridos desde a sua fundação. Um dos fatos considerados mais importantes para concretização da mesma foi a criação do Serviço de Proteção ao Crédito na cidade em meados de 1967.

Em 19 de julho do respectivo ano foi deliberada e aprovada pela Assembleia Geral Extraordinária, na sede da Associação Comercial de Lages (ACL) , na época localizada na rua Presidente Nereu Ramos, número 103, no primeiro andar do Edifício Ulisses Ribas, a eleição e a primeira diretoria do Serviço de Proteção ao Crédito de Lages (SPC). Os primeiros empresários a compor esta diretoria foram Selio Melim (Presidente), Lino Baggio (1° Secretário), Domingos Mondadori (1°Tesoureiro), Antônio Araldi e Ulisses Ribas (Diretores Adjuntos).

O surgimento do sistema no âmbito estadual aconteceu devido a necessidade de proteção ao crédito e combate ao comércio ilegal que na época proliferavam em toda a parte. A criação dele em Lages, se deu como um departamento da ACL, porém todos os SPCs do país estavam sendo departamentos dos Clubes de Diretores Lojistas (CDLs), prática esta adotada até hoje em todo o Brasil.

Com o sucesso e o excelente desenvolvimento do serviço nos meios lojistas em 1968, os membros já cogitavam a fundação do clube  na cidade, fato concretizado em 25 de junho deste mesmo ano.

De acordo com informações disponibilizadas em Atas e no livro SPC - CDL Lages, Reescrevendo uma história, escrito por Selio Melim, o CDL nasceu do SPC, sendo até os dias atuais um dos principais serviços oferecidos pela entidade que mais tarde passou a ser chamada de Câmara de Dirigentes Lojistas, a CDL Lages.