Coleta de materiais eletrônicos contempla 22 bairros em oito datas até dezembro

Publicado em 30/11/2000

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos, em parceria com o projeto Recicla CDL, da Câmara de Dirigentes Lojistas, programa mais oito datas ao recolhimento de materiais eletrônicos inservíveis em 22 bairros e loteamentos até o fim do ano. A informação é do secretário Mushue Hampel.

São recebidos materiais altamente poluentes como baterias, pilhas, lâmpadas fluorescentes, peças e itens de computador, máquinas de lavar roupa, televisores, aparelhos DVDs e outros componentes eletrônicos. Veículos da secretaria e da Defesa Civil circulam pelas ruas e avenidas recolhendo materiais em frente a residências e estabelecimentos comerciais. A coleta ocorre sempre das 9h às 16h, sem intervalo no horário do almoço.

Agenda

A programação está definida da seguinte forma – o local entre parênteses é onde estará instalado um ponto fixo de coleta: 11/09 - Vila Nova e Bom Jesus (barraca ao lado da igreja do Navio, na avenida Dom Pedro II); 25/09 - Cristal, Tributo e Vila Esperança (ponto fixo no Tributo); 09/10 - Pisani, Jardim Celina e Guadalajara (salão da igreja do Guadalajara); 23/10 - Bela Vista e Pró-Morar (associação de moradores do Bela Vista); 06/11 - Petrópolis e Gralha Azul (associação de moradores do Petrópolis); 20/11 - Beatriz, Morro do Posto e Guadalupe (salão da igreja do Morro do Posto); 04/12 - Centenário, Morro Grande, São Luiz e Santo Antonio (Centro de Referência em Assistência Social - Cras - a confirmar); 18/12 - São Paulo e São Francisco (salão da igreja). O recolhimento já aconteceu em agosto nos bairros Araucária, Santa Catarina, Habitação e Penha.

Pontos fixos permanentes

Em Lages, a Eco Centro Sul é a empresa licenciada para destinar corretamente os componentes eletrônicos. Todos os materiais são desmontados e cada peça entregue a empresas especializadas em reciclagem. Há pontos permanentes de recolhimento em locais estratégicos, como no terminal rodoviário Dom Honorato Piazera, com atendimento 24 horas por dia, inclusive nos fins de semana; Centros de Atenção Integral à Criança (Caics) Nossa Senhora dos Prazeres (bairro Santa Catarina) e Irmã Dulce (Guarujá) e a CDL, na rua Coronel Córdova, ao lado do Terminal Urbano.

Legenda: É uma oportunidade para descarta corretamente baterias, pilhas, lâmpadas fluorescentes, peças computador, máquinas de lavar roupa, televisores, aparelhos DVDs (Foto: Sandro Scheuermann / Arquivo)