Conscientização pela legalização das empresas e profissionais do comércio é foco da CDL em 2018

Publicado em 21/03/2018

Prestes a lançar uma campanha de valorização do comércio legalizado a CDL Lages disponibilizará comunicação e recursos para os seus associados, no sentido de demonstrar aos clientes  segurança, credibilidade e garantia de serviços e produtos fornecidos por empresas que agem com o cumprimento de suas obrigações tributárias, trabalhistas e sociais.

A campanha de comunicação identificará as empresas legalizadas e prospectará esse fator como diferencial de negócio.  Ainda, faz parte do planejamento a indicação de estratégias para melhorar os resultados das empresas, assim como a divulgação dos procedimentos para legalização.

Além da campanha, em um movimento de mais de 10 anos a CDL busca o combate do comércio ilegal, seja ele ambulante ou de revenda de itens falsificados. Em constante cobrança ao poder público a solução encontrada foi à alteração da Lei Complementar 448/2014, que dispõe sobre o Comércio Ambulante no Município de Lages. O artigo 22, passou a ter a  informação da possibilidade de realização de convênio entre a Prefeitura Municipal de Lages e o Estado de Santa Catarina, através da Polícia Militar (PM).

Esta ação foi efetivada no fim de 2017 e desde então ações de apreensão vem sendo constantemente realizadas  pela equipe de fiscais da Secretaria de Serviços Públicos de Lages e PMSC.

“A apreensões buscam a garantia do cumprimento da legislação, além de garantir a segurança do consumidor, que passa a reconhecer as vantagens de adquirir produtos em estabelecimentos legais”, afirma o presidente da CDL Lages, Marcos Tortelli. “Vamos imaginar o exemplo de um segmento crítico nesse sentido, o ramo ótico, em que é necessário o cumprimento de uma série de padrões, inclusive de saúde, ao adquirir e repassar para o consumidor os produtos, no mercado ilegal, qual a garantia desses padrões?”, questiona Marcos.

A conscientização sobre o prejuízo da realização de feiras e eventos transitórios que tem a prática da comercialização de produtos ilegais e pirataria no comércio de Lages é outra frente de ação da CDL Lages  no combate à ilegalidade.