(49) 3221-7007
cdl@cdlages.com.br

INÍCIO / NOTÍCIAS

Uma semana significativa para as mulheres do mundo todo

Publicado em 07/03/2018
Noticias

Esta semana é uma daquelas que a gente deve se orgulhar e muito, não somente pela data específica na qual faz parte, 8 de março, mas por toda a sua simbologia e significância. Ainda no século XX mulheres de todo o mundo lutavam e reivindicavam por melhores condições de vida, de trabalho, de direitos sociais e políticos. Muito tempo se passou, o seu posicionamento perante a sociedade mudou, e a mulher que antes era submissa ao marido, passou a desempenhar um papel muito mais presente e ativo, conquistando cada vez mais espaço neste cenário social e até mesmo político.

Reconhecendo todas estas conquistas e o valor da ocupação das mulheres de cargos, funções e um espaço, que já era seu de direito na sociedade, a CDL Lages homenageia todas as suas associadas, as esposas de diretores e associados e todas as lageanas apresentando brevemente as mulheres que representam a entidade ao longo dos seus anos de atuação. Rosani Pocai, Adriana  Paes, Naide Nath e Maria Elisabeth Medeiros Neves fizeram história dentro e fora da entidade e hoje fazem parte da diretoria, desempenhando a função com muita determinação e excelência.

 

Rosani Pocai - Empresária - Distintas Representações

Rosani Pocai, desde sempre gostou de estar envolvida em muitas frentes de negócios. Sócia proprietária da empresa Distintas Representações, se associou à CDL Lages em 2001 e de lá para cá nunca mais se desligou. Se tornou membro da diretoria em 2002, Diretora Distrital em 2007, Conselheira Fiscal do SPC em 2010, Presidente da entidade em 2014 e hoje, 2018, novamente Diretora Distrital. Para Rosani a relação sempre foi muito tranquila com o restante da diretoria, sendo a maioria ocupada por homens. “Nunca senti preconceito dentro da Diretoria da CDL, eles trabalhavam e faziam sempre o melhor junto comigo. Em relação a mulher no mercado de trabalho, eu vejo que ela está se inserindo e ocupando o seu devido lugar cada vez mais, participando ativamente nas decisões das empresas, fazendo a frente principalmente no comércio da nossa cidade”, ressalta.

Para ela, a mudança deve partir de cada uma e se as mulheres estão onde estão é por mérito próprio. “A mensagem que eu deixo para todas elas, sem exceção, é que se você tem vontade e se você quer mudar as coisas na sua cidade, no seu bairro ou até mesmo no prédio onde mora, faça a frente, vá trabalhar, faça o que acha que deve ser feito e não fique com medo, esperando pelos homens”, finaliza Rosani.

 

Adriana  Paes - Empresária - Loja Charme

Adriana Paes, um exemplo de mulher dinâmica, engajada e que não se deixa abater com qualquer problema. Proprietária da loja Charme, na cidade de Lages, é associada à CDL Lages desde 1996 e não demorou muito para se tornar membro da Diretoria. “ Para mim é um prazer estar sentada com os demais, sempre me senti muito acolhida, aprendo muito, sem falar que são pessoas que agregam bastante valor ao nosso varejo lageano”, diz Adriana. Em relação a inserção da mulher no ambiente empresarial, ela ainda ressalta que a participação feminina nos negócios é cada vez mais efetiva, pois hoje os horizontes são bem maiores, ela possui muito mais poder e capacidade de fazer acontecer e fazer a diferença neste mercado. “A sensibilidade da mulher e suas multifunções só vem acrescentar e fazer com que alavanquem ainda mais os negócios, realizando uma gestão mais humana e com um ponto de vista muito especial” .

Sobre toda essa evolução por parte das mulheres, Adriana ainda complementa “Nos dias de hoje somos privilegiadas em viver tudo isso, porque estamos correndo atrás dos nossos sonhos, conseguindo conquistar espaço e respeito, existem sim algumas diferenças, mas a capacidade e o jeito feminino de ser vem superando e dominando mundo”.

 

Naide Nath - Empresária - Loja Fio de Ouro

Naide Nath é uma mulher de fibra e desde muito nova sempre correu atrás de seus objetivos. Proprietária da loja Fio de Ouro, também localizada na cidade de Lages, Naide foi a primeira mulher a entrar na diretoria da CDL, em 1996, e a primeira a exercer o cargo como presidente em 2005. “Nunca tive problemas em relação a isso, pelo contrário, tive muito apoio do restante dos membros. Lages tem muitas empresas administradas por mulheres e estando na CDL pude acompanhar de perto as necessidades do nosso comércio e sempre levando sugestões  para melhorar ainda mais o segmento”, ela ressalta.

Em uma mensagem dedicada às outras mulheres, Naide diz  “Nunca desistam, estudem, qualifiquem-se e sejam corajosas, pois tendo uma vida profissional realizada você poderá fazer as suas escolhas, com quem e como quer viver, por exemplo, para na velhice ter uma aposentadoria, mesmo que seja pouco,  mas sem dúvida nenhuma você será muito mais feliz”.

 

Maria Elisabeth Medeiros Neves - Empresária - Postos de Combustíveis Raid

Maria Elisabeth Medeiros Neves, é um outro exemplo de mulher forte e determinada. Proprietária dos Postos de Combustíveis Raid, Beth, como é conhecida, foi a segunda mulher a ser presidente da entidade, em meados de  2007, e desde então participa ativamente da Diretoria, atuando em alguns conselhos e atividades, sendo hoje Diretora de Aperfeiçoamento. “Sempre assumi minhas responsabilidades com muita vontade de fazer acontecer, apesar de muitas vezes ser pesado o fardo, pois precisamos tocar nossos negócios concomitantemente. Em relação a Diretoria, jamais tive alguma desaprovação e todos me apoiaram sempre” ela enfatiza e ainda complementa que são muitas funções e tarefas a serem desempenhadas, mas que a partir do momento que se assume isso com maturidade, sem dúvidas, serão desafios que fará acordar todos os dias e buscar a felicidade sempre.

“Sobre o dia Internacional da Mulher tenho claro que o futuro, o sucesso e a satisfação das pessoas depende, e muito das atitudes delas mesmo, então acredito que a mulher precisa se posicionar e ter consciência do seu papel e das suas responsabilidades, sem tentar carregar o mundo nas costas. Ter consciência também de que ela e ele são diferentes, cada um com suas características e saber respeitar isso, somente desta forma poderemos ser FELIZES!” conclui Beth.





 


Confira a galeria de fotos




Últimas Notícias

13
Agosto
Noticias

Treinamento busca ampliar o pensamento, visão e atitude sobre vendas

Curso é parte das soluções propostas a partir de lentamento da CDL realizado no início de 2018
Ver notícia completa [+]
12
Agosto
Noticias

Imprensa de Lages participa de debate sobre Fake News

Novidades da CDL foram apresentadas em primeira mão
Ver notícia completa [+]
10
Agosto
Noticias

Vicenti Donini, dono da Marisol, atrai grande público durante o ADVB Inspira, em Lages

Palestra de Vicenti Donini faz parte do projeto ADVB Inspira, um ciclo de palestras itinerantes organizado pelo Sebrae/SC e ADVB/SC.
Ver notícia completa [+]
08
Agosto
Noticias

Festival Gastronômico  Sabores de Lages é apresentado à diretoria da CDL

Cinquentenário da CDL segue com homenagens a parceiros
Ver notícia completa [+]
03
Agosto
Noticias

79,4% dos varejistas de SC apostam em resultado positivo para o dia dos pais

Levantamento da FCDL/SC também revela tíquete médio de até R$ 150
Ver notícia completa [+]

SOBRE A CDL LAGES


Conheça o histórico da CDL de Lages, sua missão, visão e valores. Veja quem são seus Diretores e colaboradores.

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE LAGES


Endereço: Rua Coronel Córdova, 332
CEP: 88502-200

E-mail: cdl@cdlages.com.br
Fone: (49) 3221-7007
Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Al-Wi Tecnologia