Diretores da CDL participaram da solenidade de assinatura do convênio para revitalização do centro de Lages

Publicado em 09/02/2018

Foi realizado na noite da última terça-feira (06), no Teatro Marajoara, uma solenidade que reuniu o Governador do Estado Raimundo Colombo, o Prefeito de Lages, Antonio Ceron, e demais autoridades municipais e estaduais, além da comunidade em geral. Na cerimônia foi assinado o convênio para a revitalização do Centro, projeto este que prevê a remodelação da praça João Costa e ruas adjacentes e substituição da fiação elétrica aérea pela subterrânea. A demanda de doação do terreno do antigo Colégio Aristiliano Ramos, pelo Governo ao Município, está encaminhada e a questão das obras, em processo de licitação. O governo do estado ainda garantiu um aporte de recursos no valor de R$ 15 milhões, via Fundo Social, além de outros investimentos que serão feitos para facilitar o trâmite de toda a execução da obra.

A CDL Lages foi ente propulsor do início das discussões acerca da valorização do comércio e demais empresas da cidade por meio da revitalização e organização do espaço urbano de Lages. Assim desde 2008 participa ativamente das articulações relacionadas à revitalização do Centro. “Para nós é um forte motivo de comemoração ter o convênio de repasse dos recursos para a revitalização assinado publicamente em um evento com a participação massiva dos lageanos”, afirma Marcos Tortelli, presidente da CDL Lages. “Acreditamos que a revitalização mudará os ares do Centro, que é um espaço de todos e de cada um dos lageanos, estes residam nesta região ou nos bairros” ele contextualiza, frisando que já se pode conferir a mudança com o início da retirada do cabeamento de eletricidade e dos postes das ruas centrais, feita esta semana.

Na oportunidade também foi assinado o protocolo de intenção para instalação da empresa Berneck na cidade. O investimento será de R$ 800 milhões e deverão ser abertas aproximadamente 550 vagas diretas de emprego logo na primeira fase de implantação. A empresa que possui matriz em Araucária (PR), conta com uma unidade industrial em Brasnorte (MT) e em Curitibanos (SC), sendo esta fundada em  2011. No caso de Lages, a fabricação será voltada para painéis em MDF e HDF, de serrado de pinus, além de uma unidade de co-geração de energia elétrica.

Um terceiro assunto na cerimônia foi a entrega da ordem de serviço para a construção do Centro Dia do Idoso. O investimento será de R$ 1 milhão e serão provenientes do Pacto por Santa Catarina, financiados pelo BNDS. A estrutura terá cerca de 749,58 metros quadrados de área construída com inúmeros ambientes para a realização de diversas ações de interação, integração e atendimento técnico para 50 idosos. O Centro funcionará de segunda a sexta-feira das 8h às 18h e aos finais de semana a programação ficará por conta de atividades extraordinárias.