(49) 3221-7007
cdl@cdlages.com.br

INÍCIO / NOTÍCIAS

Em Lages, presidente da FCDL destaca a importância da força empresarial para o desenvolvimento econômico do estado

Publicado em 11/08/2017
Noticias

Em visita à Câmara de Dirigentes Lojistas de Lages (CDL) na quarta-feira (9), onde coordenou a segunda reunião Metropolitana deste ano na Serra Catarinense, o presidente da Federação (Fcdl/SC), Ivan Tauffer, destacou como positiva a iniciativa da CDL do município em criar e organizar o Serra Catarina Festival de Inverno que está na segunda edição e, em 2017 agregou outros quatro municípios.

Neste ano, São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urupema e Urubici somaram-se a Lages e divulgaram os eventos que ocorrem nos municípios nos meses de alta temporada de inverno junho, julho e agosto. A ideia é que na próxima edição mais cidades e CDLs se engajem no projeto. “Cada região tem sua particularidade e a Federação vai atuar e buscar auxiliar ações como o Festival de Inverno. Precisamos agir em conjunto, e é nosso papel fomentar essa união”, destaca o presidente.

A presidente da CDL de Lages, Rosani Pocai, aproveitou o momento para reivindicar algumas ações da Federação para ajudar as CDLs menores, como a disponibilização de profissionais capacitados para a inscrição de projetos em editais que possam viabilizar recursos para que as Câmaras desenvolvam mais ações em suas cidades e regiões. “Eu não tenho dúvidas de que esta é a hora da Serra Catarinense e, em questão de pouco tempo o Serra Catarina vai se tornar um dos maiores festivais de inverno do país, nós vamos manter isso funcionando”.

As reuniões metropolitanas ocorrem duas vezes por ano em cada região, e é um momento para discussão de assuntos locais, de estabelecer as prioridades dos municípios e a busca incessante da união entre as CDLs.

BR- 282

Assunto recorrente nas reuniões da Federação, a BR-282 tem uma previsão de aproximadamente R$ 153 milhões de recursos. Na opinião do presidente, um avanço importante que trará reflexos positivos para a economia de Santa Catarina.

Para Tauffer, é fundamental a união de forças entre os diversos setores, poderes constituídos e órgãos competentes para a concretização das melhorias que o Estado necessita para estimular e acelerar a economia e, consequentemente, o comércio. “Nós, empresários geramos empregos, recolhemos impostos. É necessário juntar a força empresarial para somar ao poder público e ajudar a construir Santa Catarina”.

Feiras Itinerante e combate a pirataria

Outro assunto bastante debatido durante a reunião, se refere a realização de feiras itinerantes que se instalam nos municípios e comercializam produtos sem procedência e sem fiscalização. A Federação trabalha junto aos órgãos competentes para regularizar a situação de forma que o comércio formal não seja tão prejudicado.

Para isso, está para ser votada na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, a lei 210/2015 que estabelece regras aos organizadores deste tipo de comércio. A partir da lei, a realização de feiras itinerantes deverá ser comunicada com antecedência de pelo menos 30 dias antes das datas especiais do comércio, como Dia dos Pais, Natal, Páscoa. Outra regra é quanto ao horário de funcionamento que deverá ser o mesmo do comercio local.

O que o presidente salienta é que é necessário regulamentar a atividade e mais que isso, garantir a segurança do consumidor que adquire produtos de procedência duvidosa. Para isso, diversos órgãos como Conselho Estadual do Combate à Pirataria (Cecop), Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Imetro/SC), Departamento de Defesa do Consumidor  (Procon) e Secretaria da Fazenda (Sefaz/SC) trabalham juntos no combate à pirataria.

Texto: Catarinas
Fotos: Assesoria CDL


Confira a galeria de fotos




Últimas Notícias

Noticias

SPC Brasil disponibiliza aos empresários consulta ao Cadastro Positivo, na próxima quarta, dia 15

Acesso a dados só poderá ser feito por empresas nas quais o consumidor buscar crédito. Iniciativa proporciona análise de crédito mais individualizada, com possibilidade de juros menores
Ver notícia completa [+]
Noticias

Premiação de um carro zero km no 5º sorteio do Natal Premiado

A campanha contemplou 126 pessoas ao total, entre consumidores e vendedores.
Ver notícia completa [+]
Noticias

Solidariedade e esperança na 13ª edição da Árvore dos Desejos

Amor, esperança e solidariedade são os sentimentos presentes em cada uma das doações realizadas as mais de 500 famílias alcançadas na véspera no Natal, através do Projeto Árvore dos Desejos, realizado pela CDL Lages.
Ver notícia completa [+]
Noticias

Doze consumidores contemplados no 4° sorteio do Natal Premiado

Até o momento do sorteio 344.168 cupons haviam sido distribuídos na promoção
Ver notícia completa [+]
Noticias

Adote uma cartinha da Árvore dos Desejos

Já são mais de 470 pedidos recebidos até o momento. E cerca de 80 padrinhos.
Ver notícia completa [+]

SOBRE A CDL LAGES


Conheça o histórico da CDL de Lages, sua missão, visão e valores. Veja quem são seus Diretores e colaboradores.

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE LAGES


Endereço: Rua Coronel Córdova, 332
CEP: 88502-200

E-mail: cdl@cdlages.com.br
Fone: (49) 3221-7007
Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: 4Pix Web Solutions