Campanha convida a população para o comprometimento com a limpeza da cidade

Publicado em 04/08/2017

Nesta quinta, dia 03 de agosto, foi lançada a campanha Minha Cidade Mais Limpa realizada pelo Trade Comunicação da Serra, Prefeitura de Lages, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Associação Empresarial de Lages (ACIL). A campanha foi lançada na sede da ACIL, prestigiada por autoridades e outros servidores da administração municipal e profissionais de comunicação, entre outros.

A partir desta sexta-feira (4), os veículos de comunicação receberão o material informativo sobre a campanha. Na ocasião de lançamento foi apresentado o jingle da iniciativa. Serão distribuídos folders, feitas intervenções em escolas públicas e particulares e envolvidas esferas como Câmara de Vereadores, Rotary e Lions. Um processo de respeito, compromisso e responsabilidade começou a ser deflagrado já na noite de quinta e a missão será pulverizar as informações ao maior número de pessoas possível e tornar ainda mais nítida a preocupação com a mudança de atitudes simples que fazem diferença.

CDL Lages é parceira e completa o hall de ações voltadas para destino correto do lixo

A CDL Lages encampa desde 2010 dois importantes projetos de conscientização para o correto destino do lixo.

“É nosso papel enquanto entidade representativa, articular ações para organização do ambiente, da cidade, onde nossas empresas e entidades estão inseridas” afirma Rosani Pocai, presidente da CDL Lages. Rosani reforça ainda a necessidade da consciência de cada cidadão, de que que o lixo é seu, portanto ele deve manter sua responsabilidade com o destino correto dele.

Para isso, e com a crença de que o desenvolvimento cultural é a base para essa consciência acontece anualmente o projeto Recicla CDL na Escola, que busca promover a consciência ambiental e sustentável nas crianças do ensino público municipal, por meio de concurso de redação e desenho e com a distribuição de materiais lúdicos, com a criação da Liga Sustentável, personagens heróis que salvam o planeta da poluição e do aquecimento global. Em 2017 o projeto tem em Lages 21 escolas, com cerca de 3.400 alunos participantes. Em âmbito de estado o projeto bateu recordes com o total e 149.517 mil estudantes de 843 escolas em 137 municípios.

Já o Recicla CDL trabalha em parceria com a Eco Centro Sul e a Secretaria de Meio Ambiente de Lages, para consciência da polução para o destino do lixo eletrônicos. São realizadas ações frequentes de coleta destes resíduos: qualquer tipo de material produzido a partir do descarte de equipamentos eletrônicos como eletroeletrônicos (computadores, celulares, tablets) e eletrodomésticos (geladeiras, fogões, micro-ondas). Abrange ainda componentes que constituem eletrônicos como baterias.

Aconteceram ações de coleta no bairro Penha e na Praça Joca Neves em julho e para agosto acontecem as seguintes ações:

04/08 - Das 10h às 17h -  Praça do Terminal Urbano – Centro de Lages;
12/08 - Das 09 às 16h -  Associação de Moradores do Bairro Araucária;
18/08    -    Das 09 às 16h -  Associação de Moradores do Bairro Santa Helena;
26/08 - Das 09 às 16h -  Associação de Moradores do Bairro Tributo.

Um dos focos é a divulgação de  acondicionamento e horário do caminhão

O grande desafio será a conscientização da comunidade como um todo, no sentido de se acondicionar o lixo de forma satisfatória, principalmente o doméstico, bem como a colocação das sacolas na lixeira nos horários adequados, próximo ao momento em que o caminhão de coleta e transporte da empresa Serrana Engenharia passar para recolhimento. “Se ocorrer diferente, os animais que circulam pelas ruas vão acabar rasgando as embalagens e a cidade vai ficar suja. Se não tivermos parceria e o comprometimento dos moradores vai ficar ainda mais difícil para o Poder Público.”

Neste primeiro momento os alvos são o horário de passagem do caminhão de lixo pelas residências e o acondicionamento correto, pois, por exemplo, materiais pontiagudos devem ter armazenamento diferenciado dos demais.

Para alcançar a meta, os realizadores contam com a disseminação de orientações pela União das Associações de Moradores aos líderes em cada bairro do município. O secretário diz ter convicção do engajamento da população, assim como haverá

O que vem adiante

Em relação à coleta seletiva, o caminhão passa pelos bairros em determinados dias da semana recolhendo materiais recicláveis e transporta-os para a Cooperlages, onde é feita a seleção e acondicionamento dos itens, para posterior comercialização, em que 34 famílias são beneficiadas pela distribuição da renda. Há um roteiro específico para a coleta e execução do processamento. O Município cedeu três caminhões à cooperativa através de convênio, com manutenção e combustível. Além disto, o Município repassa recursos financeiros para suprir parte das suas necessidades.

Este será um dos assuntos da segunda etapa da campanha Minha Cidade Mais Limpa, quando haverá, ainda, os temas da separação do lixo por categorias/recicláveis - papel, plástico, orgânico, madeira, borracha (pneu), vidro, metal, gesso, entulhos, óleo de cozinha.

Dicas

Não jogue lixo na rua

Mantenha o lixo em sacos plásticos

Não jogue lixo em terrenos vazios