Entidades Formadoras e Instituições de Ensino se reúnem em busca de soluções para qualificação profissional

Publicado em 14/07/2017

Na manhã desta quarta-feira, dia 12 de julho, estiveram reunidos representantes de diversas entidades formadoras e instituições de ensino da cidade da Lages. O objetivo é o início de uma discussão, proposta pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Lages - CDL, para o levantamento de ações a serem realizadas conjuntamente em busca da Formação Profissional e Gestão Empresarial.

São diversas frentes que necessitam de atenção desde a Educação Básica, Técnica, Tecnológica e de Graduação. Paralelo a este cenário há a qualificação profissional na busca de melhorar competência relacionais do indivíduo, preparando-o para o mercado de trabalho. São muitos os vieses observados pelos educadores e empresários, como o ambiente familiar, a cultura do país e da região serrana, o conflito e necessária equiparação no convício entre as gerações, o equilíbrio no uso da tecnologia, entre muitos outros. Todos estes são aspectos possíveis de melhoria com ações de curto e longo prazos.

Assim, em meio a muitas manifestações da necessidade deste movimento agregado entre as instituições de educação e formação, afirmou-se a possibilidade da criação da Câmara de Formação Profissional e Gestão Empresarial. Um próximo encontro ficou agendado para o dia 09 de agosto, às 08 na CDL, para o qual se tentará ampliar a rede de instituições envolvidas, agregando ainda os entes públicos de formação.

Para a coordenadora de RH da CDL de Lages, responsável pela solução Gestão de Pessoas, que promove a prestação de serviços às empresas de seleção, recrutamento e manutenção de colaboradores, esta é a oportunidade de driblarmos diversos gargalos existentes na geração de competências dos profissionais que trabalham no mercado de trabalho Lageano.  “É a oportunidade de olharmos para nossas instituições analisarmos o que estamos fazendo e o que podemos propor”, salienta Renata, contextualizando também a necessidade de trabalhar paralelamente o empresário e o colaborador. “Precisamos qualificar a mão de obra de nossas empresas, mas o ambiente de trabalho e a gestão da empresa que a recebe, deve estar igualmente preparada e qualificada”, finaliza.

Participaram deste primeiro momento Instituto José Paschoal Baggio, Orion Parque Tecnológico, Instituto Federal de Santa Catarina, Sesi, Senai, Fundação Carlos Jofre do Amaral, Fera Formação Segurança Privada, SESC, Centroserra, Fundação Getúlio Vargas,  Uniplac, ACIL, CRA, Unifacvest, Senac, CIEE/SC e CDL.