Reunião define novo cronograma do cabeamento subterrâneo

Publicado em 23/07/2015

Representantes de diversos segmentos envolvidos com as obras do cabeamento subterrâneo, que está sendo implantado nas ruas centrais de Lages, reuniram-se na manhã desta quarta-feira (22) para discutir a retomada dos trabalhos. Estiveram presentes integrantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), empresa Quantum (responsável pela execução) e secretarias municipais de Planejamento e Infraestrutura e a Diretoria de Trânsito (Diretran).

As obras passaram por trâmites burocráticos e dificuldades com o repasse de recursos pelo Ministério do Turismo. A emenda parlamentar para liberação de verba é da deputada Carmen Zanotto. Recentemente o prefeito Toni Duarte esteve em Brasília articulando liberação de repasses, inclusive para o cabeamento. Assim que esta situação for resolvida, a Quantum fará as correções necessárias na Via Gastronômica, inclusive uma das floreiras que está quebrada devido a um acidente de trânsito.

A meta, por parte da Celesc, é retirar todos os postes de alta tensão da via até o fim de agosto, sendo que no início do mês serão feitos testes na rede elétrica. Depois desta etapa serão feitos os acabamentos, como o plantio de árvores e paisagismo, com flores da estação, iluminação especial, bancos e outros elementos urbanos.

Com relação à rede pluvial, que gerou algumas reclamações por parte dos moradores e comerciantes da Via Gastronômica, foi realizada uma vistoria pela Infraestrutura, de acordo com o secretário Álvaro Mondadori (Joinha). Constatou-se que nas últimas chuvas, após algumas intervenções, com a desobstrução da tubulação, não ocorreram mais alagamentos. “Esses problemas não ocorriam por causa das bocas-de-lobo, como chegou a ser deduzido, mas pela própria impermeabilidade do solo, que não absorvia toda água da chuva. Com os trechos em paver foi amenizada a situação”, afirma o secretário de Planejamento, Jorge Raineski.

Cabeamento na Nereu Ramos será definido

Uma das preocupações da administração municipal é quanto a implantação do cabeamento na rua Nereu Ramos, para que as obras não atrapalhem os festejos natalinos. Será uma corrida contra o tempo para deixar tudo pronto devido à proximidade do Natal Felicidade. A instalação do Túnel Encantado deve iniciar em novembro. Esta questão será rediscutida em uma próxima reunião, agendada para a semana que vem, quando será acertado o cronograma da obra.

A intenção é realizar obras referentes à Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa), concomitantemente ao cabeamento, para evitar transtornos futuros com a rede muito antiga e que poderá estourar nos próximos anos. As obras na rua Coronel Córdova, realizadas no segundo semestre do ano passado, devem ser vistas como um exemplo a ser seguido nas outras vias, de acordo com Raineski. “Não tivemos problemas na execução da via e a população mal sentiu os transtornos. O asfalto deve ser reposto imediatamente para não atrapalhar o fluxo de pessoas”, diz.

Legenda: A instalação do Túnel Encantado deve iniciar em novembro, conforme informação divulgada nesta manhã, em reunião na CDL (Foto: Nilton Wolff)