(49) 3221-7007
cdl@cdlages.com.br

INÍCIO / NOTÍCIAS

Reunião define novo cronograma do cabeamento subterrâneo

Publicado em 23/07/2015
Noticias

Representantes de diversos segmentos envolvidos com as obras do cabeamento subterrâneo, que está sendo implantado nas ruas centrais de Lages, reuniram-se na manhã desta quarta-feira (22) para discutir a retomada dos trabalhos. Estiveram presentes integrantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), empresa Quantum (responsável pela execução) e secretarias municipais de Planejamento e Infraestrutura e a Diretoria de Trânsito (Diretran).

As obras passaram por trâmites burocráticos e dificuldades com o repasse de recursos pelo Ministério do Turismo. A emenda parlamentar para liberação de verba é da deputada Carmen Zanotto. Recentemente o prefeito Toni Duarte esteve em Brasília articulando liberação de repasses, inclusive para o cabeamento. Assim que esta situação for resolvida, a Quantum fará as correções necessárias na Via Gastronômica, inclusive uma das floreiras que está quebrada devido a um acidente de trânsito.

A meta, por parte da Celesc, é retirar todos os postes de alta tensão da via até o fim de agosto, sendo que no início do mês serão feitos testes na rede elétrica. Depois desta etapa serão feitos os acabamentos, como o plantio de árvores e paisagismo, com flores da estação, iluminação especial, bancos e outros elementos urbanos.

Com relação à rede pluvial, que gerou algumas reclamações por parte dos moradores e comerciantes da Via Gastronômica, foi realizada uma vistoria pela Infraestrutura, de acordo com o secretário Álvaro Mondadori (Joinha). Constatou-se que nas últimas chuvas, após algumas intervenções, com a desobstrução da tubulação, não ocorreram mais alagamentos. “Esses problemas não ocorriam por causa das bocas-de-lobo, como chegou a ser deduzido, mas pela própria impermeabilidade do solo, que não absorvia toda água da chuva. Com os trechos em paver foi amenizada a situação”, afirma o secretário de Planejamento, Jorge Raineski.

 

Cabeamento na Nereu Ramos será definido

Uma das preocupações da administração municipal é quanto a implantação do cabeamento na rua Nereu Ramos, para que as obras não atrapalhem os festejos natalinos. Será uma corrida contra o tempo para deixar tudo pronto devido à proximidade do Natal Felicidade. A instalação do Túnel Encantado deve iniciar em novembro. Esta questão será rediscutida em uma próxima reunião, agendada para a semana que vem, quando será acertado o cronograma da obra.

A intenção é realizar obras referentes à Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa), concomitantemente ao cabeamento, para evitar transtornos futuros com a rede muito antiga e que poderá estourar nos próximos anos. As obras na rua Coronel Córdova, realizadas no segundo semestre do ano passado, devem ser vistas como um exemplo a ser seguido nas outras vias, de acordo com Raineski. “Não tivemos problemas na execução da via e a população mal sentiu os transtornos. O asfalto deve ser reposto imediatamente para não atrapalhar o fluxo de pessoas”, diz.

 

Legenda: A instalação do Túnel Encantado deve iniciar em novembro, conforme informação divulgada nesta manhã, em reunião na CDL (Foto: Nilton Wolff)




Últimas Notícias

Noticias

Horário diferenciado para comércio lageano no período natalino

A partir do dia 1° de dezembro o cronograma da Câmara de Dirigentes Lojistas de Lages – CDL já sugere horários especiais, que devem seguir até dia 1° de janeiro.
Ver notícia completa [+]
Noticias

Sistema de coleta mecanizada do lixo urbano da área central é apresentado na CDL Lages

Com a utilização de contentores (Sistema de Coleta Mecanizada Traseira) a população residente e os comerciantes estabelecidos no centro da cidade deixarão de depositar o lixo sobre as calçadas
Ver notícia completa [+]
Noticias

Empresários lageanos atentos às mudanças fiscais

O programa tem como objetivo enviar para a base de dados do SEF/SC os dados obtidos no Programa Aplicativo Fiscal do Emissor de Cupom Fiscal (PAF-ECF). São arquivos gerados de forma automática, que devem ser enviados diariamente, no caso de tributação e venda de mercadorias, e mensalmente para acompanhamento do estoque.
Ver notícia completa [+]
Noticias

Bloco X: Impacto financeiro para empresários catarinenses

O contribuinte que não se organizar para cumprir essa obrigatoriedade, até o prazo estabelecido por lei, poderá sofrer implicações práticas em seu negócio, incluindo até a impossibilidade de realizar novas vendas.
Ver notícia completa [+]
Noticias

Inteligência Artificial: Preparando Pessoas para as Parcerias Homem-Máquina do Futuro

A inteligência artificial (IA) está mudando a maneira como as pessoas vivem e trabalham, prometendo trilhões em impacto econômico e avanços maciços em previsibilidade, produtividade e personalização.
Ver notícia completa [+]

SOBRE A CDL LAGES


Conheça o histórico da CDL de Lages, sua missão, visão e valores. Veja quem são seus Diretores e colaboradores.

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE LAGES


Endereço: Rua Coronel Córdova, 332
CEP: 88502-200

E-mail: cdl@cdlages.com.br
Fone: (49) 3221-7007
Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: 4Pix Web Solutions