CDL premia vencedoras do concurso cultural

Publicado em 30/09/2016

Semana do Trânsito

CDL premia vencedoras do concurso cultural

A mobilização feita durante a Semana do Trânsito foi uma das maiores já vistas em Lages. O encontro de avaliação e entrega da premiação do concurso cultural ocorreu nesta sexta-feira (30). As estudantes Maria Eduarda Moreira Padilha, da Escola Municipal de Educação Básica Nossa Senhora da Penha, e Julia Alves de Córdova, da Escola de Educação Básica Juscelino  Kubitschek, foram as vencedoras do concurso que elegeu a melhor frase e desenho.

Com a participação da maioria dos parceiros do evento, a coordenadora Maitê Bueno destacou o sucesso da Semana do Trânsito e atribuiu o resultado ao empenho dos colaboradores. “ Graças ao esforço e dedicação dos envolvidos tivemos um grande evento, atingindo nosso objetivo de sensibilizar a comunidade nas questões relacionadas ao trânsito”. Neste ano, foco das atividades foram os ciclistas e pedestres. A campanha trouxe o questionamento de qual o papel de cada um para a construção de um trânsito melhor.

Várias atividades buscaram essa reflexão. Uma delas foi o concurso cultural envolvendo as escolas do município. A ideia foi trabalhar os direitos e os deveres no trânsito explicitados em forma de frases e desenhos. O vencedor de cada categoria recebeu um tablete como prêmio.

“Existe perigo em todo lugar, mas a segurança é você quem faz”. Essa foi a frase da Maria Eduarda, de 10 anos. A estudante do 4º ano e moradora do bairro Santa Maria gosta de escrever e sua disciplina favorita é português. Nunca viu ou se envolveu em acidente de trânsito, mas a frequência das notícias em jornais e TV sobre o assunto a fizeram chegar a essa conclusão. “ A gente vê muita coisa triste, mas se cada um fizer a sua parte, teremos mais segurança”.

A professora de arte Andressa da Rosa foi quem incentivou Maria Eduarda e todos os alunos da escola a participarem. “ Busco contextualizar o conteúdo com a apresentação de diversos materiais para que eles compreendam qual é o objetivo do tema proposto. Além fazerem parte de todo o processo, eles levam para casa grandes ensinamentos e que, com certeza, vai chegar ao pai, mãe, irmão, enfim, toda família”, destaca.

Julia tem 9 anos e seu sonho é ser artista. Em menos de uma hora ela conseguiu colocar detalhadamente cada elemento que faz parte de uma cena de trânsito como ele deve ser. Mãe e filho aguardando na faixa de segurança, ciclista na ciclovia, um carro da polícia num centro urbano, semáforos e pistas sinalizadas. “ Para mim foi muito fácil desenhar. Adorei a ideia de poder participar e levar para casa um tablete”, conta a tímida menina.

A Semana de Trânsito contou com a parceria do Sest/Senat, Sesc, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Ciretran, Diretran, Secretaria de Educação e Lages Garden Shopping.

Texto e fotos: Catarinas Comunicação