Pesquisa de preço será a estratégia para economizar nas compras de Páscoa

Publicado em 14/03/2016

Pelo menos 75,1% dos consumidores devem fazer pesquisas no comércio para garantir boas compras na Páscoa, aponta levantamento da Fecomércio SC e Federação das CDLs de Santa Catarina, que traça o perfil do consumidor e o resultado de intenção de compras para o período. O atributo preço (50%) será determinante na escolha e a previsão é de gasto médio de R$ 155,56, pouco acima da média estadual de R$ 151,76.

A percepção sobre a situação financeira das famílias está equilibrada: 39,5% declararam estar em situação semelhante ao ano passado e 30,9% pior, consequência da desaceleração da renda com a alta inflação e aumento do desemprego.

“Os consumidores catarinenses não deixarão de comemorar a Páscoa, mas serão muito seletivos nas escolhas, impondo um desafio aos comerciantes”, observa Ivan Tauffer, presidente da Federação das CDLs de Santa Catarina. “O desemprego e as recentes despesas com a volta às aulas também comprometeram o orçamento das famílias. Já estamos, entretanto, um pouco mais esperançosos com o dia das mães”, acrescentou.

“Com o aumento nos custos de produção, que impactam da indústria ao comércio, a Páscoa deste ano pode ser comedida”, confirma Bruno Breithaupt, presidente da Fecomércio. “O orçamento apertado e as incertezas fazem com o consumidor seja mais econômico nas compras, motivo pelo qual os empresários precisam apostar em estratégias e promoções para oferecer preços atrativos”, alerta Breithaupt.

Os principais destinos dos consumidores serão o comércio de rua (46,5%) e os supermercados (43,9%). O chocolate (94%) lidera a preferência de compra no formato de ovos (56,81%) e variados (33,89%), como em barra ou caixa. Sobre as formas de pagamento - 75,1% optarão pelo dinheiro, seguido por 18,9% no parcelamento no cartão de crédito.

As pesquisas são feitas com consumidores em Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí para orientar os empresários do setor e revelar as principais tendências de consumo.